As grandes empresas brasileiras estão mais preocupadas em reduzir seus custos com telecomunicações durante a crise econômica mundial. Nos últimos doze meses, houve um aumento de 30% no número de projetos em andamento de auditoria, renegociação e gestão de contas telefônicas realizados pela Webb, companhia brasileira especializada na prestação desses serviços. A Webb trabalha para clientes corporativos que têm consumo médio anual de telefonia entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões. Cada um desses clientes tem geralmente mais de mil terminais, entre ramais internos de telefonia fixa e celulares. "A crise mundial fez com que o número de projetos aumentasse bastante. Hoje temos 15 projetos acontecendo simultaneamente na área de telecomunicações. Entre eles estão clientes como Unisys, Arno e a SHV Gás", informa o gerente de TI e Telecom da Webb, Frederico Rosito.
A Webb oferece três diferentes serviços relacionados ao consumo de telefonia: auditoria em contas passadas, renegociação de contratos e gestão de contas. Pelos dois primeiros, a empresa é remunerada apenas se obtiver sucesso em gerar economia para o cliente. No caso das renegociações de contratos com as operadoras de telecomunicações, a Webb tem conseguido reduzir em 39%, em média, o valor das tarifas de telefonia móvel e em 30% as tarifas de telefonia fixa e dados.
O serviço de auditorias em contas passadas, por sua vez, foi criado há cerca de dois anos e é um dos que mais tem crescido. Segundo Rosito, hoje em dia praticamente 100% das empresas para as quais o serviço é apresentado pela área comercial da Webb contratam a companhia. Demora-se, em média, cerca de dois meses para para se concluir uma análise nas contas dos últimos três meses.
Telefonia