PL que destina 20% do Funttel para capacitação avança na Câmara

Zacharias Calil
Zacharias Calil Foto: Agência Câmara de Notícias

Na última quinta-feira, 16, um projeto que destina pelo menos 20% dos recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) para a formação e capacitação de mão de obra para o setor de telecomunicações foi aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.

Arrecadado das empresas de telecomunicações, o Funttel direciona recursos para fins diversos, como estímulo à inovação. Em 2023, o fundo recebeu R$ 327,9 milhões.

O Projeto de Lei 4300/19 é de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO). O relator, deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), recomendou a aprovação da proposta com alterações (na forma de um substitutivo).

Notícias relacionadas

Calil mudou, na versão original, o início de vigência da lei. Gaguim havia proposto 2020 como marco inicial. O texto aprovado prevê que os recursos serão aplicados a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte à aprovação da lei.

O relator afirmou que a proposta pode resolver um problema enfrentado pelo mercado de telecomunicações, que é o descompasso entre a oferta e a demanda de profissionais qualificados. "A formação e a capacitação profissionais não são uma opção, mas uma necessidade incontornável para acompanhar a vanguarda tecnológica global", disse Calil.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Comunicação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!