Alcatel-Lucent foca em mercados emergentes, onde há crescimento

No quarto trimestre do ano passado, a Alcatel-Lucent anunciou a troca de seu CEO e a renovação de boa parte do seu quadro de executivos do alto escalão. Agora, a empresa apresentou durante o Mobile World Congress, em Barcelona, quais são seus planos para tentar crescer sua receita em 2009 em plena crise econômica e não terminar o ano no vermelho de novo. "Em tempos em que os clientes precisam reduzir seus gastos com infraestrutura, a única forma de crescer é ganhando market share. Temos que ser agressivos e criativos. Precisamos criar soluções que gerem crescimento para as operadoras", explicou o presidente da companhia para Europa, Oriente Médio e África, Adolfo Hernandez. A Alcatel-Lucent vai dedicar especial atenção a mercados emergentes, onde operadoras estão crescendo mais rapidamente que no resto do mundo. O executivo citou como exemplos dentro de sua área de atuação o Leste Europeu e a África.
Entre os diversos segmentos de mercado, a fabricante aposta em três frentes: comunicação IP, redes ópticas e banda larga fixa e móvel. Em todas essas áreas a companhia quer se posicionar como uma integradora completa de soluções, prestando serviços e não apenas vendendo equipamentos.
Outra mensagem importante transmitida pela Alcatel-Lucent é sua intenção de ter uma postura mais pró-ativa em defesa de interfaces abertas e a busca por parcerias para ofertas mais completas às operadoras. Um primeiro exemplo é a iniciativa batizada de "NG connect", na qual a Alcatel-Lucent reúne diversos parceiros em vários segmentos do ecossistema móvel, entre os quais HP e Samsung, para o desenvolvimento de uma oferta em LTE, com uma boa interoperabilidade entre equipamentos de rede e serviços para o usuário final. Por outro lado, contudo, a parceria com a NEC para o desenvolvimento de equipamentos LTE, divulgada na edição do ano passado da feira, foi desfeita. "Preferimos seguir nosso próprio caminho, mas nada impede de fecharmos outras parcerias com a NEC no futuro", disse Mary Chan, presidente para 4G e LTE da Alcatel-Lucent. (O jornalista viajou a convite da Alcatel-Lucent)

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!