Senado já monta comissões; na Câmara, situação é confusa

O senador Hélio Costa (PMDB/MG) será o presidente da Comissão de Educação do Senado Federal para esta legislatura. Os membros da comissão estão sendo indicados pelas lideranças partidárias esta semana, assim como os outros cargos.
Na Câmara, contudo, na melhor das hipóteses, a indicação dos membros das comissões e a escolha de seus presidentes será feita na próxima semana. De acordo com o atual líder do PT, deputado Professor Luizinho (SP), apesar da regra da proporcionalidade haver sido desrespeitada na eleição para presidente da Casa, o mesmo não ocorrerá nas comisssões, segundo suas palavras, "porque a escolha se dá em reunião da mesa". Considerando que o PT não tem nenhum membro na mesa, não se conhece a razão que leva ao atual líder do partido a ter tanta certeza em relação a esta escolha.
Já o deputado Walter Pinheiro, (PT/BA), um dos deputados mais ligados às questões das comunicações, entende que ?tudo está suspenso, nenhuna atitude ou escolha será feita pelo partido sem uma rediscusssão completa do panorama político?.

Notícias relacionadas

Minicom

Pinheiro também se recusa a fazer algum tipo de previsão em relação ao ministério das Comunicações. A bancada do Partido dos Trabalhadores está realizando dois dias de reuniões para avaliar a condução do processo de eleição do presidente da Câmara, que resultou em completa derrota do partido e do governo. Pinheiro afirma ainda que a rediscussão deverá levar à "mudança de peças", querendo com isso afirmar que quem estava previsto para assumir a liderança ou a presidência de comissões, não deverá mais fazê-lo.

Regras não escritas

Se forem mantidas as regras de proporcionalidade ?não-escritas?, pelo tamanho das bancadas, o PT com 91 deputados, que em 2003 presidiu três comissões (CCJ, Trabalho e Educação) terá direito a presidir quatro comissões. Além de escolher a primeira comissão, o PT teria ainda o direito de fazer as 3ª, 10ª e a 20ª escolha. Como tem a segunda maior bancada (88 deputados) o PMDB terá direito a presidir três comissões, fazendo as 2ª, 5ª e 12ª escolhas. Vão indicar duas comissões cada, o bloco PFL/Prona (65 deputados), o PSDB (53), o PP (52) o PTB (51) e o PL (46). Vão indicar o presidente de uma comissão, o PPS com 18 deputados; PSB (16) e o PDT (15). Não indicam a presidência de nenhuma comissão o PC do B, com nove deputados, o PV (6) e o PSL com apenas um deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!