Internet está presente nas escolas, mas ainda com baixa velocidade

A Internet está massificada nas escolas públicas e privadas no Brasil, mas isso não significa que o acesso esteja adequado. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br), e divulgada nesta terça, 15, a velocidade ainda é baixa nas instituições de ensino e isso atrapalha o aproveitamento do recurso – tanto que ainda há acesso discado em algumas unidades.

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A Internet está presente na maioria das escolas que possuem computador na rede pública (95%) e privada (99%). O Cetic.br critica, entretanto, a oferta da conexão: 52% das instituições públicas possuem Internet de até 2 Mbps. Nas escolas particulares, o percentual de conexões com essa velocidade é de 28%. Segundo a entidade, 55% dos professores e coordenadores pedagógicos consideram a baixa velocidade como uma barreira que dificulta muito a adoção de novas tecnologias no ensino e aprendizagem.

No total de escolas, 8% possuíam acesso discado, 39% com xDSL, 36% por cabo, 13% por rádio, 9% por satélite, 10% por fibra ótica e 13% por modem 3G. De acordo com o levantamento, 71% das escolas públicas possuem rede Wi-Fi, aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2012.

Uso de tablets cresce

Entre os professores da rede pública, 99% utilizam a Internet. Eles também usam mais a rede de telefonia móvel: 36%, contra 22% em 2012. Recursos educacionais na Web (como imagens, textos, questões de prova, vídeo, jogos e softwares) são utilizados por 96% dos professores. No entanto, apenas 21% desses profissionais compartilham algum conteúdo produzido em sala de aula ou em atividades com alunos.

O computador é usado em sala de aula por 46% dos professores – aumento de 10 p.p. em relação a 2012. No entanto, o uso dos PCs e Internet ainda é mais comum (76%) nos laboratórios de informática. Um dos destaques da pesquisa foi o crescimento no uso de tablet em escolas públicas, saindo de 2% em 2012 para 11% no ano passado.

A pesquisa do Cetic.br foi realizada com 3.796 profissionais do corpo docente (entre diretores, coordenadores pedagógicos e professores) e 9.657 alunos de 994 escolas públicas e privadas em áreas urbanas de todas as regiões do País.

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