Os preços dos serviços de comunicação, entre eles telefonia, Internet e TV por assinatura, em 2013 subiram abaixo da inflação, informa o SindiTelebrasil em nota. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano passado, o item comunicação foi o que menos pesou na inflação, registrando uma alta de 1,5%, enquanto o índice geral foi de 5,76%.
O desempenho do setor pode ser destacado também na comparação com outros itens. Comunicação, além de ter sido de apenas 26% do IPCA, foi menos da metade que o segundo setor com menor impacto – o de transportes – que registrou alta de 3,27%.
No mês passado, o Banco Central projetou uma queda de 1% neste ano para a telefonia fixa. Na telefonia celular, de acordo com o levantamento mais recente, o preço médio do minuto caiu 17% entre setembro de 2012 e setembro de 2013, de R$ 0,18 para R$ 0,15.
De acordo com o SindiTelebrasil, esses números revelam que os ganhos de produtividade gerados pelas prestadoras de serviços de telecomunicações estão sendo efetivamente transferidos para os usuários.