Nortel entra com pedido de concordata nos EUA e Canadá

A Nortel Networks, fabricante de equipamentos de telecomunicações, entrou nesta quarta-feira, 14, com pedido de recuperação judicial, com base no Chapter 11 – recurso concedido pela Justiça americana a empresas com dificuldades para renegociar suas dívidas com os credores –, numa tentativa de superar a crise financeira que atravessa. O pedido foi feito na Corte Superior de Justiça da província de Ontário, no Canadá, e na Corte Federal de Concordatas de Wilmington, nos Estados Unidos. As filiais da Ásia (incluindo LG-Nortel), Caribe e América Latina estão fora do processo de proteção de crédito e suas operações continuam "em seu curso ordinário".
Em comunicado em seu website, a companhia afirma que "as operações do dia-a-dia irão continuar sem interrupção". "A Nortel mantém 100% focada em servir os clientes do mundo todo através da continuidade dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e do suporte ao seu portfólio de produtos", prossegue. No texto, ela diz ainda que o processo para transformar a companhia teve início em fins de 2005 e que conseguiu importantes progressos em várias frentes. "No entanto, a crise financeira global e a recessão impactaram diretamente a sua capacidade para realizar esta transformação e agravou a situação financeira. A Nortel está tomando essas medidas agora, com US$ 2,4 bilhões de dinheiro em caixa, para preservar a sua liquidez e financiar as operações durante o processo de reestruturação", explica.
"A Nortel deve ser colocada em uma situação financeira sólida e de uma vez por todas", disse o presidente e CEO da companhia Mike Zafirovski, ao sustentar que a concordata é imperativo para que a empresa possa voltar a ser financeiramente sólida.

Notícias relacionadas
Entre os principais credores da Nortel estão o Bank of New York Mellon, que concedeu créditos de quase 4 bilhões de dólares à empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!