Foco da Satiagraha é acabar com a BrOi, diz Dantas

Mesmo com um habeas corpus que lhe permitia não responder a nenhuma pergunta dos parlamentares, o banqueiro Daniel Dantas surpreendeu os deputados da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas, a CPI do Grampo, com longas respostas e diversas teses sobre os motivos de estar hoje sob investigação da Polícia Federal (PF). A postura do banqueiro chegou a ser motivo de questionamentos de alguns parlamentares, como os deputados Domingos Dutra (PT/MA) e Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).
Ambos perguntaram por que Dantas, que não falou em nenhum dos depoimentos na Justiça, resolveu falar justamente quando possui um habeas corpus o protegendo caso permanesse calado. A resposta a esta questão dá a tônica de todo o depoimento: Dantas optou por se calar à polícia e à Justiça por se ver como uma "vítima de perseguição" e por entender que a Operação Satiagraha tem interesses diversos dos que vêm sendo divulgados até o momento.
O ambiente da CPI do Grampo o teria deixado mais "à vontade", segundo suas próprias palavras, pois, no Congresso, haveria o interesse real de se esclarecer a situação. De fato, Dantas encontrou na CPI diversos apoiadores, como, por exemplo, o presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB/RJ). O presidente da CPI chegou a escolher quais perguntas o banqueiro deveria responder entre uma lista de questionamentos feitos pelo autor do requerimento de convocação de Dantas, deputado Gustavo Fruet (PSDB/PR).

Notícias relacionadas
Segundo Itagiba, a seleção seria para ganhar tempo e permitir que mais deputados se manifestassem. Mas, na prática, acabou eliminando a necessidade de resposta de algumas questões polêmicas feitas por Fruet.
O deputado Carlos William (PTC/MG) também apoiou o banqueiro ao dizer que, se a Kroll fez grampos durante o período em que foi contratada pela Brasil Telecom, "isso é culpa da Kroll e não do Daniel Dantas". E brincou que, se escrevessem um livro sobre o banqueiro, ele tinha um título a sugerir: "O Favorito", em referência à novela "A Favorita", onde o personagem principal é perseguido por um crime que não cometeu.

Investigado

Dantas depôs na CPI como "investigado" e não como "testemunha", como estava previsto inicialmente. O motivo da mudança foi meramente burocrático: ao conseguir um habeas corpus para manter-se calado, o próprio banqueiro não estaria mais se considerando uma testemunha já que buscou, na Justiça, uma forma de se proteger de responder questões que o incriminem.
Mas virou o jogo logo no início da sessão, que durou cinco horas ao todo. Na sua versão dos acontecimentos, a Polícia Federal estaria perseguindo-o em diversas operações. Segundo Dantas, a PF teria sido usada pela Telecom Italia na Operação Chacal, de 2004, para impedir o avanço dos trabalhos da Kroll, por exemplo. E, agora em 2008, a polícia teria agido novamente "sob encomenda", com o intuito de naufragar a compra da Brasil Telecom pela Oi. Vale ressaltar que a Telecom Italia prontamente refutou em nota oficial as declarações de Dantas à CPI.
A deputada Iriny Lopes (PT/ES) protestou contra a insinuação de Dantas, vista como uma tentativa de desqualificar o trabalho da PF. "Não me parece que a Polícia Federal seja uma mercearia onde se encomendam coisas", criticou a deputada.

Intenções

Segundo Dantas, foi o próprio delegado Protógenes Queiroz que teria revelado as "verdadeiras" intenções da Satiagraha. Ao prendê-lo, Queiroz teria dito que a operação era para "tentar criar um constrangimento para impedir a compra da Brasil Telecom pela Oi" e que a polícia iria "investigar o filho do presidente também; e que iria até o fim". O delegado teria ainda dado "conselhos" a Dantas: que ele falasse menos com a imprensa, pois isso o prejudicava, e que não tentasse trazer o material do processo que corre na Justiça italiana para dentro das investigações da Satiagraha.
Alguns deputados, sem questionar as declarações do investigado, cogitaram a possibilidade de fazer uma acareação entre Dantas e o delegado Queiroz. O banqueiro não concordou nem discordou da idéia. Disse apenas que, se for convocado, será obrigado a comparecer na acareação.

BrOi

Para Dantas, o tamanho da ação e o calibre dos envolvidos na Operação Satiagraha denuncia que há mais por trás das atitudes da PF. "Essa situação é toda muito estranha. É dito que é uma investigação criminal, que tem presidente da República, ministro do Supremo, diretor da Abin. Se estivesse a cúria do Vaticano com o Papa para discutir a preguiça como pecado capital, o que é mais importante nisso? É a preguiça? Tem algo mais aí", afirmou o banqueiro.
Sua opinião é que o suposto interesse na BrOi da parte da PF poderia acabar comprometendo a finalização do negócio. Para embasar sua tese, Dantas cita um texto do colunista da Veja Diogo Mainardi, um dos jornalistas que a PF, em seu relatório, suspeita ter relações com o banco Opportunity. "Eu não acho que esteja absolutamente encerrada (a compra). Eu acho que ainda existem interesses camuflados para evitar a operação. Está aqui, na coluna do Diogo Mainardi", afirmou.

Vítima

Uma outra operação da polícia sobre Daniel Dantas, a Operação Chacal, foi contestada em diversos momentos pelo banqueiro. Dantas repetiu por várias vezes que não contratou a Kroll para investigar ninguém nem nenhuma empresa. A contratação teria sido feita pela BrT – no período em que ele controlava a companhia – e, ainda assim, a agência de investigação não teria realizado nenhum grampo.
As interceptações telefônicas durante a disputa teriam sido feitas, segundo Dantas, pela Telecom Itália, mesma versão apresentada reiteradamente no processo que corre na Justiça italiana sobre a atuação da companhia. Ao ser questionado pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB/SP) se ele se via como uma vítima de perseguição, Dantas não titubeou: "Ah sim, não tenho a menor dúvida".

Relações

Ainda que tenha repetido à CPI uma série de argumentos já colocados em outras ocasiões, um detalhe importante é que o banqueiro parou de dizer que o "governo", como um todo, estaria contra ele. A defesa agora é que um grupo, liderado pelo ex-ministro Luiz Gushiken, teria interesses contraditórios com a permanência de Dantas no controle das companhias de telecom da qual o Opportunity têm ações. Dantas disse várias vezes aos parlamentares que esta "facção" não o queria no controle da Brasil Telecom.
Ele negou conhecer "qualquer ministro de tribunais superiores brasileiros" e jornalistas citados na investigação por terem, supostamente, relação estreita com o Opportunity e defender os interesses do banqueiro. Também refutou que tenha sido ele o responsável pelo dossiê publicado pela revista Veja em maio de 2006 com acusações sobre membros do governo em relação a contas no exterior. O dossiê incluia o presidente Lula e o ex-diretor da da PF, Paulo Lacerda. Para Dantas, este fato poderia ter colaborado com o desencadeamento da Satiagraha como uma forma de retaliação por parte de Lacerda, que hoje comanda a Abin.
Ao final da sessão, alguns deputados comentaram reservadamente que parte do depoimento havia sido combinada previamente com a defesa de Dantas, que teria subsidiado as perguntas. Assim, segundo alguns deputados, Dantas teria ganhado a oportunidade de apresentar sua versão dos fatos fora do âmbito judicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!