Duas companhias de transporte rodoviário testam soluções de acesso wifi através das redes de terceira geração. Nos dois casos os projetos estão ainda fase piloto onde se pretende provar que a rede é estável o suficiente para que o serviço seja oferecido com qualidade e até mesmo comprovar o interesse dos próprios passageiros.
A Brasil Sul Linhas Rodoviárias implantou um roteador wifi com chip 3G da Vivo em dois ônibus que fazem a linha Toledo (PR) – São Paulo, via Londrina. De acordo com Estefano Boiko Júnior, diretor administrativo-financeiro da companhia, a duração do projeto piloto é de 60 dias. Depois disso, a empresa vai avaliar se estende o serviço ou não. Boiko adianta que o serviço poderá chegar até a toda a frota de linhas regulares composta por 38 ônibus. A Brasil Sul ainda tem mais 32 ônibus de fretamento, usados por companhia aéreas, agências de turismo e etc. Nesse caso, a oferta do serviço é mais difícil porque o percurso de cada ônibus varia conforme a contratante. "Há alguns poucos trechos em que o sinal é baixo e a velocidade cai. Mas isso é muito pouco perto das 14 horas de viagem", afirma Boiko Júnior sobre os resultados preliminares do projeto. A Brasil Sul Linhas Rodoviárias não cobra pela utilização do serviço.
A Viação Itapemirim oferece o mesmo serviço, mas por um modelo diferente. A Empresa optou por um produto da Vex, o Vex Box 3G. A Itapemirim mantém um projeto piloto em um ônibus que faz o trecho Rio-São Paulo desde novembro do ano passado. De acordo com Camila Junqueira, gerente de marketing da Vex, o projeto piloto deve encerrar-se em cerca de uma semana, e depois disso, segundo ela, a Itapemirim já sinalizou que pretende colocar o Vex Box 3G em outros carros. A Vex está negociando também com outras empresas de transporte rodoviário. A empresa chegou a anunciar uma meta de implantar a solução em 2 mil ônibus até o final do ano passado. Camila Martins reconhece que a meta não foi atingida. "O projeto piloto sofreu alguns ajustes. Trabalhamos em ajustes para o bom funcionamento do sistema e para poder atender bem os nossos clientes", justifica.
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