Deputado propõe a criação de programa de inclusão digital pessoas idosas

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O projeto de lei (PL) 1.395/2022, do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), cria o Programa de Inclusão Digital para Idosos com o objetivo de oferecer acesso a cursos de inclusão digital nas entidades públicas de acolhimento de idosos. O texto confere caráter obrigatório ao programa.

O texto, que ainda aguarda parecer da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) autoriza parcerias com universidades, organizações religiosas, organizações não governamentais e outras entidades para a execução dos cursos.

Entre os objetivos previstos no projeto estão fazer a inclusão da pessoa idosa, para o uso das novas tecnologias da informação; promover a socialização; permitir o acesso à informação; e tornar as pessoas mais independentes e dentro das possibilidades fazê-las produtivas para si mesmas; entre outros.

Notícias relacionadas

Frota justifica o projeto argumentando que muitos idosos ganham ou até compram aparelhos celulares e computadores, mas não sabem como utilizá-los. "O presente programa tem o intuito de inserir os idosos no mundo digital pois, além de proporcionar uma atividade cultural, é de suma importância que os mesmos se sintam produtivos para si próprios", defende o parlamentar.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, além de ser analisado Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, também será apreciado pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

(Com informações da Agência Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!