Banco do Brasil lançará edital para renovar provedores de rede

O Banco do Brasil, que conta com os provedores de serviços Embratel e Oi, cujo contrato vence em agosto de 2009, lançará um novo edital até o ano que vem para renovar sua rede que alcança 12 mil pontos de presença em todo o País. Segundo Angelino Caputo, gerente executivo de redes, telecomunicações e soluções de TI do Banco do Brasil, a novidade é que além do sistema de contingência por satélite, o banco vai contar com internet pública ou ADSL ao invés de VPN (linha privativa). ?Considerando que o ADSL custa em torno de R$ 100 mensais, o banco poderia economizar aproximadamente R$ 600 por ponto de presença?, diz Caputo. Além de circuitos de backup por satélite e internet pública, o edital contempla circuitos de acesso principal e TV corporativa.
Dos 12 mil pontos de presença, 6 mil contam com sistemas VSAT, em banda ku. O banco conta com cinco perfis de redes, das mais complexas que servem as 50 maiores agências, com dois circuitos de dois provedores diferentes de 1 megabit/s, até as mais simples, com apenas um circuito de 128 Kbps.
Hoje o Banco do Brasil conta com 25 milhões de clientes, 6 milhões contam com senha de acesso à internet e desses, 2 milhões usam o recurso como meio preferencial de acesso. Segundo Caputo, o banco estuda uma nova estratégia, que será lançada ainda neste ano, para que o acesso à internet seja mais intensivo. O executivo participou de um evento "Aplicações Satelitais no Mercado Financeiro", promovido pela Hughes, em São Paulo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!