Verizon pretende dedicar parte do espectro de LTE para broadcast de vídeo

A operadora norte-americana Verizon Wireless, que em breve lançará sua rede LTE nos EUA na faixa de 700 MHz, pretende usar parte deste espectro para fazer broadcast de serviços de vídeo. A informação partiu do CTO da operadora, Tony Melone, em um evento esta semana nos EUA, relata o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com).
A ideia da operadora é lançar um produto de TV móvel que possa se integrar à sua oferta de IPTV sobre a rede de fibra e que permita também o compartilhamento de devices – fala-se no lançamento de um tablet exclusivo para vídeo.
A Verizon ainda não decidiu que tecnologia utilizará, mas descartou a compra da licença da Qualcomm em 700 MHz usada pelo serviço Mediaflo. "Mais espectro nem sempre é bom. É preciso que seja o espectro certo", disse o executivo. Em sua análise, Rethink comenta que há formas de fazer broadcast de vídeo sobre redes LTE, mas lembra que há tecnologias mais maduras disponíveis para redes 3G. Uma que vem ganhando força é o IMB (Integrated Mobile Broadcast), que é aprovado pelo 3GPP e apoiado por fornecedores como Ericsson e Huawei. O IMB é projetado para usar parte do espectro TDD em 3G que muitas operadoras estrangeiras têm mas não aproveitam.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!