HSBC lança sistema da M-Cash para pagamento via celular

O banco HSBC oferecerá a seus correntistas a partir de setembro um sistema de pagamento via celular que funciona com qualquer aparelho, independentemente da operadora ou de sua tecnologia. A solução se chama ?M-Cash? e foi desenvolvida por uma empresa homônima. Os correntistas devem cadastrar junto ao banco seu número de telefone celular e uma nova senha para o serviço. O sistema vem sendo testado desde junho por funcionários do HSBC. Inicialmente, dois portais de venda on-line já aceitam a forma de pagamento: Americanas.com e Sack´s. Outros serão acrescentados em breve, assim como estabelecimentos comerciais do mundo físico.
Do ponto de vista do consumidor, o pagamento via M-Cash funciona da seguinte forma: 1) o usuário fornece ao vendedor seu número telefônico; 2) em seguida recebe em seu telefone uma ligação feita por uma URA; 3) na ligação, o sistema informa o nome da loja e o valor da compra; 4) o usuário confirma digitando sua senha; 5) o valor é debitado diretamente de sua conta corrente. ?Existem diversas arquiteturas de m-payment. Optamos por uma que é universal, de todos para todos?, explica o presidente da M-Cash, Gastão Mattos. Na prática, como utiliza uma ligação de voz para autenticar o pagamento, o sistema poderia funcionar até mesmo com telefones fixos, mas essa decisão fica a critério dos bancos.
As lojas se conectam ao servidor da M-Cash por linhas dedicadas com transmissão de dados criptografada. O vendedor informa o número do celular do consumidor à M-Cash. Esta valida o número e o encaminha ao sistema do banco, para que este verifique se há saldo na respectiva conta corrente para o valor daquela compra. Em caso positivo, o servidor da M-Cash dispara a ligação para o telefone do consumidor, para a autenticação através da senha. ?Tudo é feito em questão de segundos?, relata Mattos. A M-Cash cobra dos lojistas uma taxa por transação, tal como funciona com as demais bandeiras de cartões de débito e crédito.

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A plataforma pode servir, no futuro, para transações com cartão de crédito e emissão de DOCs eletrônicos. Também é possível estabelecer uma dupla-autenticação para a realização de uma compra, o que pode ser útil para clientes corporativos: o funcionário que vai comprar material para a companhia digita a senha no celular, mas a transação só é efetivada se seu gerente também confirmá-la em seu telefone móvel.

Previsões

A M-Cash está negociando com outros bancos e espera fechar contrato com pelo menos mais um até dezembro. A expectativa da empresa é ter até 10 milhões de usuários dessa solução até o fim de 2007. A companhia estima que em três anos o volume de transações via M-Cash some algo em torno de R$ 3,5 bilhões.

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