O mercado de equipamentos de transmissão de rádios microondas ponto-a-ponto não passou por um ano fácil em 2012. A queda foi de 12% no mundo, totalizando US$ 4,2 bilhões em receita no período. O abastecimento de transceptores (combinação de transmissor e receptor) de rádio declinou 6%, totalizando 1,5 milhão de unidades. Os números divulgados pela companhia de pesquisas Dell'Oro nesta segunda-feira, 11, mostram o impacto da baixa demanda das teles na região europeia, que resultou na queda de 28% nas vendas de equipamentos microondas. A despeito do ritmo fraco, a Ericsson foi a empresa com maior presença na região: 32% de share.
Ainda assim, a empresa de pesquisa aponta para alguns aspectos positivos durante o ano, como o crescimento de 13% nas vendas na América do Norte em 2012 por conta da expansão das redes LTE. A companhia que capturou a maioria desse mercado foi a Alcatel-Lucent, com 44% de participação. O Dell'Oro também destaca a grande utilização de links de ultracapacidade com frequências da banda E para entregar uma capacidade gigabit para o backhaul de torres de celular, que cresceu quase 60% no ano.
Wi-Fi
Por outro lado, a mesma pesquisa do Dell'Oro informou que houve um grande crescimento na demanda para equipamentos Wi-Fi indoor e outdoor. O setor acabou acumulando uma receita de US$ 3,7 bilhões no ano, aumento de 23% em comparação com 2011. A Ruckus Wireless foi destaque com crescimento de 74%. Os principais clientes foram as verticais de educação (24% do mercado) e provedores de serviço (14% e receitas de US$ 109 milhões).