A Claro Uruguai escolheu a Alcatel-Lucent como fornecedora de rede LTE que entrará em funcionamento em Montevidéu a partir deste mês. Segundo as duas empresas nesta terça-feira, 11, a nova rede com serviços como vídeo em alta definição e vídeo on-demand (VOD), além de aplicações como videoconferência e multiplayer de games. A implantação do 4G será com overlay do 3G existente.
A implantação da rede no Uruguai inclui eNodeB (estações radiobase LTE) e serviços MME (Mobility Management Entity) e OSS na capital Montevidéu e em lugares adicionais no país durante o ano. A Alcatel-Lucent vai usar ainda uma plataforma de gerenciamento de serviço.
O lançamento da rede 4G no país é parte da estratégia do grupo mexicano América Móvil, que foi iniciada com a Claro Porto Rico em 2012 e também já teve início no Brasil (em dezembro do mesmo ano com pilotos e em abril de 2013 em caráter oficial). Entretanto, no Brasil a operadora brasileira decidiu por outros fornecedores: Ericsson (RJ, RS e SP); Huawei (Nordeste, Centro-Oeste, MG, ES e PR e SC); e Nokia Siemens (Norte).