Informações ao TCU serão entregues na semana que vem, diz Rezende

O presidente da Anatel, conselheiro João Rezende, afirmou nesta quinta, 7, que técnicos da Anatel e do Tribunal de Contas da União (TCU) se reunirão nesta sexta, 8, para discutir as informações sobre o edital de venda da faixa de 700 MHz que foram solicitadas pelo órgão de controle e os estudos serão entregues na semana que vem, entre terça e quarta-feira. "Vamos responder todos os pontos e estamos confiantes", disse ele.

Notícias relacionadas
O TCU, como se sabe, têm dúvidas sobre diversos pontos do edital. Além da configuração da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), a entidade que vai operacionalizar a desocupação da faixa e a digitalização da radiodifusão, há a preocupação em relação à isonomia entre os players que disputaram a faixa de 2,5 GHz e eventuais novos entrantes.

A questão é que os players que têm o 2,5 GHz se beneficiarão da regra de cumprir as obrigações assumidas na ocasião, com a utilização de qualquer outra faixa. Para a Anatel, entretanto, esse benefício será compensado com a obrigação de levar a telefonia móvel a todos os distritos com até mil habitantes dentro da área rural (30 km da sede do município).

Também incomodou o TCU o fato de que não há nenhum tipo de obrigação de cobertura para os novos players.

Outra questão que intriga o órgão de controle é a regra para o caso de faltar recursos para o processo de digitalização e mitigação da interferência. Nesse caso, o edital prevê que as teles façam o aporte restante e esse valor seja descontado do ônus de 2% cobrado na revisão das outorgas. Para o TCU, a regra geraria perdas ao Tesouro.

O TCU, entre outras coisas, pediu à agência que apresente o fluxo de caixa para o cálculo do preço mínimo considerando as condições e os compromissos específicos da faixa de 700 MHz. E outro estudo que quantifique a vantagem econômica a ser percebida pelas vencedoras do leilão de 2,5 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!