As vendas da Kyocera no Brasil já representam 5% nos negócios mundiais da fabricante japonesa de aparelhos celulares com tecnologia CDMA, que tem receita de US$ 11 bilhões. Segundo o diretor geral da companhia no Brasil, Fabio Castanheira, essa participação se deve à estratégia do lançamento de produtos voltados para as faixas A e B, além do modelo de entrada que a companhia já oferecia no País. ?No ano passado, fizemos oito lançamentos na gama média e ampliamos em 50% o fornecimento de aparelhos para a Vivo?, diz o executivo.
Em 2005 a Kyocera concentrou a produção mundial de celulares na China, mas mantém uma linha terceirizada no Brasil com a Flextronics, de Sorocaba, no interior de São Paulo, para abastecer o mercado local. Castanheira não descarta voltar a exportar, mas por enquanto essa não é a estratégia.
Na Telexpo, evento que acontece de 7 a 9 deste mês, em São Paulo, a empresa está apresentando o celular K352 com MP3 e memória interna de 256 Mb voltado para o público jovem, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano por meio da Vivo. A Kyocera também lançou o KR1 Mobile Router, um roteador que permite a criação de uma rede de banda larga usando 1xEVDO voltada para pequenas empresas que permite a transferência de dados entre usuários distantes para a rede central e funciona como um ponto de acesso, dando suporte a diversos computadores e dispositivos com serviço de dados sem fio.
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