Minicom e Intel farão piloto de WiMAX em BH

O Ministério das Comunicações e a Intel assinaram nesta terça, 6, durante o Intel Developer Forum, um convênio para testar a tecnologia de acesso em banda larga sem fio WiMAX por meio das frequências de MMDS na cidade de Belo Horizonte (MG), integrada com o programa de inclusão digital Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). O projeto tem o apoio da prefeitura de Belo Horizonte, TVA, que fornecerá o conteúdo para o piloto, da ITSA/Mais TV (operadora de MMDS na cidade) e da Neotec (associação que congrega os principais operadores de MMDS no Brasil). A expectativa do ministro Hélio Costa é de, até o final de dezembro, iluminar com WiMAX de um terço a 50% da capital mineira, atendendo a cerca de 25 a 30 instituições públicas como escolas, postos de saúde e universidades. ?E a partir daí é que estaremos em condições de saber o que poderemos fazer ano que vem numa interligação com o Gesac. E acho que, com isso, atenderemos à nossa proposta de fazer uma verdadeira inclusão digital?, afirmou.
De acordo com o ministro, o piloto cria uma opção para a modernização do Gesac, que funciona dentro do Ministério há mais de quatro anos e que precisa ser atualizado. ?O Gesac tem uma tecnologia moderna, mas está sendo utilizada de uma forma, no mínimo, incorreta?, avaliou.
A idéia é chegar com um ponto de satélite em cidades em que não há outra infra-estrutura de banda larga e iluminar o município inteiro com WiMAX. Ainda segundo o ministro, o governo trabalha na reestruturação do Gesac e já começa a substituir os pontos de acesso de satélite por cabo ou ADSL, nas cidades em que há oferta destas infra-estruturas.

Notícias relacionadas
Do ponto de vista das operadoras de MMDS, a expectativa é demontsrar que a frequência tem enorme potencial para o provimento de acesso em banda larga por meio da plataforma WiMAX. Belo Horizonte é apenas uma das praças em que as operadoras pretendem demonstrar esse potencial. Atualmente, projetos para Brasília e São Paulo também estão em desenvolvimento.
Segundo dados da Anatel compilados pelo Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2006, que circula este mês, o Brasil tem 317 cidades cobertas por redes de MMDS, das quais 61 são sedes das outorgas. As outorgas já liberadas de MMDS cobrem 90 milhões de habitantes, mas nem todas estão em operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!