Confira o cronograma previsto para votação do PL que regula IA no Brasil

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) disse que entrega nesta quarta-feira, 5, uma nova versão do relatório do projeto de lei (PL) 2.338/2023, que cria um marco legal do uso de Inteligência Artificial (IA) no Brasil.

Após a apresentação do relatório, o senador pretende no dia 11 de junho abrir um debate no plenário sobre a matéria, sem intenção de votação, mas apenas para colher novas perspectivas sobre o tema de outros colegas senadores.

No dia 12 de junho, está prevista a convocação de uma reunião da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA), que analisa o tema e da qual Gomes é relator, para a aprovação da versão final do relatório. E no dia 18 de junho, o senador Eduardo Gomes pretende colocar o texto para aprovação em plenário.

Notícias relacionadas

O texto

Na última semana de abril o relator da, senador Eduardo Gomes (PL-TO), apresentou um relatório preliminar com um substitutivo dos projetos que tratam do uso da IA no Brasil.

A novidade do relatório era a criação do Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), que seria composto pelos órgãos que já atuam com o uso e fiscalização da tecnologia em suas áreas setoriais, como a Anatel na área de telecomunicações, Banco Central no sistema financeiro, e assim em diversos outros setores, além do Cade.

A coordenação desse sistema seria feita por órgão ou entidade indicada pelo Poder Executivo. As controvérsias entre a autoridade competente e outras entidades do SIA serão resolvidas por uma Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Pública Federal.

Entre os órgãos que estão pleiteando a coordenação desse sistema, está a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!