iPhone 4S decepciona e ações da Apple caem

Em um concorrido evento em sua sede na Califórnia, a Apple apresentou nesta terça-feira, 4, seu novo smartphone, o iPhone 4S. A própria escolha do nome deixa claro que se trata apenas de um iPhone 4 melhorado, sem grandes novidades. Diante da decepção provocada pela expectativa das últimas semanas em torno do anúncio, as ações da Apple na Bolsa de Valores de Nova York caíram imediatamente após a apresentação do produto. No meio da tarde a desvalorização ultrapassava 3%. ATUALIZAÇÃO: Ao fim do dia o valor do papel se recuperou um pouco, fechando em baixa de 0,56%, enquanto o índice Dow Jones encerrou em alta de 1,44%.

Notícias relacionadas
O novo modelo usará o processador dual-core A5, o mesmo presente no iPad 2. A antena interna foi reposicionada para evitar os problemas de queda de chamadas verificados no iPhone 4. A câmera será de 8 megapixels (MP), ou seja, melhor que a atual, de 5 MP. Tal como previam alguns analistas internacionais, o aparelho terá um chip capaz de operar tanto em redes GSM quanto CDMA, o que poupará a Apple de produzir lotes separados para as operadoras dos EUA, onde algumas trabalham com a primeira tecnologia e outras com a segunda. Para os brasileiros, não faz muita diferença, a não ser mais opção de cobertura quando em roaming internacional em países com teles que operam em CDMA. Outro acerto entre os rumores que circularam nos últimos meses é que o iPhone 4S será compatível com redes HSPA+, um meio termo entre o 3G e 4G. Em termos de design, sites internacionais presentes no evento relatam que o iPhone 4S é bastante parecido com seu antecessor.

O novo iPhone estará à venda a partir de 14 de outubro nos EUA. Antes disso, no dia 12, os atuais usuários de iPhone poderão baixar o novo sistema operacional, iOS 5, e se cadastrar no iCloud, novo serviço de armazenamento e sincronização de dados.

Essa foi a primeira apresentação de um iPhone com o novo CEO da Apple, Tim Cook. Ele informou que a empresa vendeu até o momento 250 milhões de unidades de seu telefone, mundo afora, somando todas as versões lançadas até o momento.

Análise

Quem deve ter gostado da apresentação do iPhone 4S foram os concorrentes, especialmente a Samsung, que trava com a Apple uma batalha pela hegemonia no segmento high end – além de uma intensa briga nos tribunais internacionais por supostas quebras de patentes. Sem grandes novidades nesse produto, ninguém precisará acelerar desesperadamente seus projetos de pesquisa ou antecipar lançamentos.

A grande expectativa do mercado agora se volta para o renascimento da Nokia, com o tão esperado lançamento de seu primeiro modelo com Windows Phone, o que deve acontecer ainda este ano. No caso da empresa finlandesa, não pode haver frustrações: sua única alternativa para reverter a má fase é surpreender os consumidores com um aparelho atrativo em design, funcionalidades e preço.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!