Deutsche Telekom integra IA em serviço premium de Internet

Edge computing

A Deutsche Telekom incorporou funcionalidades de inteligência artificial (IA) à oferta de serviço de redes privativas da companhia no País, onde atua por meio da Deutsche Telekom Global Business.

A utilização de IA em serviço de Internet ponta a ponta já é aplicado em redes empresariais na Europa. No Brasil, essa ferramenta vinha sendo testada em provas de conceito.

A IA foi adicionada como uma espécie de nova camada ao serviço Premium Internet Underlay (PIU) da companhia – que chegou ao Brasil no final do ano passado, junto com a expansão das operações da Deutsche por aqui.

Notícias relacionadas

Com essa camada extra adicionada ao serviço, o serviço será capaz de coletar e analisar dados históricos da rede para entender o padrão de comportamento daquela estrutura e realizar otimizações de performance.

"Isso permite ao PIU aprender, correlacionar e centralizar dados para identificar o que causou ou pode gerar um problema e corrigir ou atuar de maneira preventiva, sem interrupções para o usuário, que pode se conectar de forma segura a sites globais, data centers e ambientes multicloud com alto desempenho, baixa latência e redução de custos", disse Douglas Falsarella, solution designer da Deutsche Telekom.

Antes da IA ser incorporada, a solução já contava com algoritmos de machine learning e, de acordo com a empresa, foi desenvolvida para suportar requisitos mais exigentes de desempenho em redes privativas empresariais. Isso porque o PIU combina SLAs (níveis de serviço) convencionais com SLAs de desempenho.

"A tecnologia leva em consideração fatores como latência, largura de banda disponível e prioridades de aplicativos, respondendo a picos instantâneos e solicitando mais largura de banda de forma dinâmica ou redirecionando essa demanda, por meio de nosso backbone multicloud híbrido dedicado", completou Falsarella.

Segundo a Deutsche Telekom, o serviço que agora é equipado com IA também é compatível "com qualquer solução de sobreposição, como SD-WAN, IP-SEC ou ZTNA". Também pode ser combinado com soluções de Secure Access Service Edge (SASE), como Zscaler e Fortinet, de acordo com a empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!