A operadora alemã Deutsche Telekom ampliou a presença no mercado brasileiro. No País, o grupo vai fornecer serviços de conectividade B2B sob a marca Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil. Com o lançamento por aqui, a marca promete "agilidade de startup" e passa a oferecer novos serviços como SD-WAN, além de conectividade móvel M2M para Internet das coisas (IoT).
Hoje, a Deutsche Telekom tem 28 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil, as operações passam a ser comandadas por Pablo Guaita, managing director da companhia. "A expectativa que nós temos de crescimento tem a ver justamente com poder atender nossos clientes globais de uma forma mais próxima", disse o executivo, em entrevista ao TELETIME.
De acordo com Guaita, o objetivo por trás da criação da Deutsche Telekom Global Business é poder fornecer serviços especializados em diferentes áreas de negócio que necessitam de conectividade. "Há plataformas e soluções para gestão de conectividade como SD-WAN. Também temos no portfólio a conectividade móvel, porque aqui no Brasil também somos uma operadora MVNO. Hoje, já operamos com clientes globais e estamos trazendo essa proximidade para o Brasil com soluções novas e produtos recentes globalmente", informou Guaita.
Estratégias e soluções
Segundo o executivo, a estratégia é atender clientes globais com uma presença local. Com isso, a Deutsche Telekom Global Business Solutions traz novas soluções ao País, que se juntam ao portfólio já existente da marca. Com o lançamento no Brasil, a companhia introduz o Premium Internet Underlay – que promete "baixíssimas latências e alta performance".
A explicação por trás disso está na combinação de SLAs (níveis de serviço) convencionais com SLAs de desempenho. Dessa forma, segundo a empresa, algoritmos de machine learning garantem que os dados sempre sigam o caminho ideal por meio do backbone multicloud híbrido dedicado da operadora.
Ainda de acordo com o grupo, a evolução da tecnologia com a implementação de SD-WAN permite que as empresas possam substituir o MPLS (Multi-Protocol Label Switching) a médio prazo – que é vista como uma tecnologia mais robusta, porém muito mais cara. "O Premium Internet Underlay oferece a flexibilidade da conexão com a Internet, com um nível de qualidade e performance comparáveis ao do MPLS, mas com redução de custos", informou a empresa.
Atualmente, o portfólio da tele já contempla: conectividade underlay (camada física); L2L (Lan to Lan), que é a conexão entre redes fechadas; serviços como Internet dedicada, MPLS; e soluções de Overlay com SD-WAN. Há também conectividade móvel aplicada à utilização IoT e M2M com uma plataforma global para a gestão da conectividade.
Números globais
Segundo os números globais da empresa, a Deutsche Telekom é a 11ª marca mais valiosa do mundo e teve faturamento na ordem de 114,4 bilhões de euros em 2022. Ao todo, são mais de 245 milhões de clientes móveis, 25 milhões de linhas fixas e 21 milhões de banda larga. Com isso, o grupo afirma empregar quase 207 mil colaboradores em mais de 50 países.