Anatel abre consulta pública para regras de coleta de dados do SCM

A Anatel submeteu para consulta pública uma proposta de regulamento que institui as regas para a coleta de dados setoriais relativos aos acessos de banda larga fixa – Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). A consulta pública foi aberta nesta terça-feira, 4, e receberá contribuições até o dia 4 de março.

A proposta que está em consulta indica que a ferramenta utilizada para a coleta dos dados será o sistema DICI (https://sistemas.anatel.gov.br/dici). Os dados coletados deverão trazer informações segmentadas de tipo de tecnologia, se o contratante é pessoa física ou jurídica, o município, o tipo de atendimento (se é urbano ou rural) e velocidade contratada.

Segundo a Anatel, a proposta se diferencia das regras atuais justamente nestas questões: eliminação das faixas de velocidade e discriminação das velocidades contratadas; separação da informação de tecnologia empregada e meio de acesso que a suporta; e classificação da zona habitacional onde se encontra o acesso, se urbana ou rural.

Notícias relacionadas

No texto apresentado na consulta, os dados coletados terão nível de acesso público, ressalvadas as hipóteses de sigilo definidas pela Curadoria de Dados, vinculada à Gerência de Universalização e Ampliação do Acesso (PRUV/SPR) da agência. A periodicidade da coleta será mensal e os arquivos com os dados deverão ser encaminhados à agência até o dia 10 de cada mês subsequente ao fato medido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!