Claro faz testes 5.5G ao ar livre em Brasília e atinge 10,4 Gbps

Claro. Foto: Alécio Cézar/Seminário Nacional da TSE | UNICEF

A Claro anunciou nesta quarta-feira, 3, ter realizado a sua primeira Prova de Conceito (PoC) do 5.5G, utilizando agregação de frequências e uma antena comercial ao ar livre em Brasília (DF).

Os testes foram feitos em parceria com a Huawei, que forneceu os equipamentos de rede de acesso da estação rádio base e software de rede para core (núcleo) 5G standalone.

Considerada a evolução do 5G, a tecnologia 5.5G pode potencializar a conectividade em grandes eventos e o uso de dispositivos FWA, por exemplo. Segundo a Claro, as demonstrações tiveram picos de 10,4 gigabytes por segundo – velocidade aproximadamente 10 vezes maior que a registrada nos picos do 5G convencional. 

Notícias relacionadas

A tele afirma que, quando estiver rodando oficialmente, a expectativa é ter velocidades entre 6 e 9 Gbps, patamar bem superior à média atual (de 389 Mpbs). Conforme os dados da Anatel de maio, a Claro é a atual líder do 5G no país, com 10,38 milhões de acessos. A segunda é a Vivo, com 10,36 milhões de assinantes. 

Marco

"A tecnologia evolui quando ampliamos a capacidade e a complexidade nos testes. E foi o que fizemos em Brasília. Tiramos a tecnologia das quatro paredes, do laboratório, e levamos o 5.5G para a rua. Certamente, há um caminho longo a ser percorrido, na evolução do 5G, na utilização das frequências, na disponibilização de equipamentos e no mercado. Mas são resultados importantes", Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da Claro.

Os testes práticos são responsáveis por mensurar o desempenho do 5.5G em condições mais adversas, acrescenta o executivo. O entendimento é que a tecnologia deve gerar incrementos na experiência em diversas atividades, como no consumo doméstico da Internet ou em grandes eventos, a exemplo do Carnaval. "Estamos falando [também] em melhores resultados para setores como de IoT, de Logística, Agro, Indústria, Saúde, entre tantos outros."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!