WhatsApp e outros serviços da Meta sofrem nova instabilidade

Foto: Heikoal/Pixabay

Redes sociais da Meta apresentaram nova instabilidade no Brasil e no mundo nesta quarta-feira, 3. Usuários do Facebook e Instagram enfrentaram problemas com carregamento do feed nos sites e aplicativos. Mas o maior impacto da "pane" momentânea foi no WhatsApp.

De acordo com o Downdector, que monitora plataformas digitais, por volta das 15h (horário de Brasília) foram registradas mais de 100 mil notificações relacionadas ao mensageiro apenas no Brasil.

O pico de reclamações se concentrou por volta das 15h10 e caiu menos de meia hora depois. Às 15h55, o perfil oficial do WhatsApp no X (antigo Twitter) admitiu o problema e informou que trabalhava para normalizar o serviço "o mais rápido possível". Mais de 3,1 bilhões de pessoas usam diariamente algum dos apps do conglomerado de Mark Zuckerberg.

Notícias relacionadas

Até o momento, não se sabe o que causou a instabilidade nos serviços da Meta nesta quarta. Há menos de um mês, WhatsApp, Facebook e Instagram também passaram por uma "pane" global, que na época foi justificada por um "problema técnico".

Impacto

De acordo com o especialista em direito digital e proteção de dados, Alexander Coelho, a instabilidade que afetou os serviços da Meta no Brasil nesta quarta é uma "situação notável e preocupante", especialmente considerando a importância desses serviços para a comunicação e o negócio digital.

"Essas plataformas se tornaram ferramentas essenciais para indivíduos e empresas, fazendo com que qualquer interrupção, mesmo que breve, possa ter impactos significativos. Além dos transtornos imediatos, esses eventos levantam questões sobre a resiliência e a segurança de infraestruturas digitais tão críticas. Para profissionais do Direito Digital, como eu, esses incidentes reforçam a necessidade de discutir e implementar regulamentações robustas e estratégias de mitigação de riscos", explicou Coelho. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!