A NeoTV realizou nesta terça, dia 2, seu encontro anual com operadores associados e programadores. A grande novidade do encontro foi a apresentação de uma pesquisa contratada pela associação junto à pesquisadora Clarice Herzog junto ao público classe C, incluindo ex-assinantes e não assinantes do serviço de TV paga. de O objetivo da pesquisa, que envolveu análise qualitativa em grupos selecionados em São Paulo e Campinas, era constatar quais eram os desejos destes consumidores com relação ao produto TV paga. A pesquisa constatou que este consumidor tem acesso a computadores e Internet ou tem o computador como um grande objeto de desejo. Também constatou que este consumidor tem acesso a conteúdos pirata, como DVDs, e muitas vezes em grande quantidade. Também mostrou que videogame é uma opção concreta de lazer. Mas, sobretudo, mostrou que a TV ainda é a mais relevante forma de informação e entretenimento.
Problemas
Por outro lado, a pesquisa constatou que mesmo nas classes menos abastadas, a TV está se segmentando, uma vez que muitas vezes existe mais de um televisor na casa, o que gera demanda por diferentes tipos de programação. A TV, segundo a pesquisa, deixou de ser necessariamente um elemento aglutinador. A programação da TV aberta ainda é referência, mas existe a percepção de que essa programação nem sempre tem qualidade, sobretudo nos finais de semana.
Diante destes fatores, a pesquisa pediu aos usuários que dissessem como poderia ser um produto de TV paga que lhes interessasse. Segundo os dados coletados, a TV por assinatura deveria:
* Oferecer customização de pacotes, "como se fosse Internet", disse um dos entrevistados, em que cada um escolhe de uma lista o que quer assinar.
* O produto poderia ser cobrado por tempo de uso, "como se ligasse um taxímetro na TV", foi outra idéia.
* As operadoras deveriam oferecer pacotes de final de semana.
* As operadoras deveriam oferecer degustações gratuitas.
* Deveriam oferecer planos compartilhados para vários usuários.
* Deveriam dar ponto extra para todos os televisores da casa.
* Deveriam dar brindes e recompensas para o assinante.
* Ter preços fixos, sem mudanças depois de alguns meses de adesão, e contratos claros.
* Melhorar o atendimento.
* Divulgar mais o conteúdo oferecido antes da venda.
* Dar o serviço para o cliente para sempre depois do pagamento
Naturalmente, as idéias dos pesquisados foram colocadas sem filtro, como uma forma de mostrar os anseios e dúvidas dos próprios usuários. Mas as provocações serviram para ilustrar como é complexo o avanço sobre o consumidor de baixa renda.