Samsung revela detalhes do seu primeiro smartphone com Tizen OS

O Samsung Z será o primeiro smartphone da Samsung com o sistema operacional Tizen, uma plataforma open source criada a partir do Linux e que recebeu forte investimento nos últimos anos por parte da fabricante sul-coreana. O aparelho será lançado no terceiro trimestre na Rússia. O Samsung Z traz a versão 2.2.1 do Tizen e tem especificações que o classificariam como um smartphone de gama média: tela de 4,8 polegadas, processador quadcore de 2,3 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de memória interna, câmera de 8 MP, bateria de 2.600 mAh. Chama a atenção a presença de um leitor de digitais, até então disponível apenas no Galaxy S5, top de linha da Samsung lançado em abril.

Notícias relacionadas
Análise

A adoção do Tizen tem uma importância estratégica para a Samsung: reduzir a sua dependência do Android, sistema operacional controlado pelo Google. Não é, contudo, a primeira vez que a Samsung se aventura com uma plataforma pouco conhecida: alguns anos atrás este papel era exercido pelo Bada, sistema proprietário da fabricante cuja adoção foi descontinuada no começo deste ano, em favor do Tizen.

Difícil acreditar que a Samsung vá substituir o Android pelo Tizen. É apenas um posicionamento defensivo, de segurança. Se algo der errado com o sistema do Google, a empresa tem para onde correr.

Vale lembrar que o Tizen está sendo adotado pela Samsung também para seus wearable devices, como os relógios da família Gear.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!