Nome do PMDB para Comunicações ainda é dúvida

Não é consensual a análise de observadores políticos sobre as conseqüências da eleição de Jader Barbalho para a presidência da Comissão de Comunicação da Câmara. Há quem acredite que a eleição de Barbalho é o maior sinal de que Eunício de Oliveira deixará o Ministério das Comunicações, mas deverá assumir um outro cargo (ninguém consegue dizer com muita convicção que cargo seria este). Esta posição se sustenta no fato de que a presença de Jader Barbalho na comissão representa influência do ex-presidente José Sarney na área de comunicação: ?alguém acredita que o Sarney ia entregar o Senado para o Renan Calheiros, com todos aqueles sorrisos, se não tivesse negociado alto??, diz um deputado experiente. A garantia teria sido a alocação de Roseana Sarney em um ministério, e que o ministério que vem sendo preparado para ser assumido pela filha de Sarney é justamente o das Comunicações, onde já está o ex-deputado Paulo Lustosa, que também foi ministro de Sarney, com quem tem ligações históricas.
Uma outra linha de interpretação vai em sentido contrário, contudo. Por esta leitura, Eunício de Oliveira só interessaria ao governo como ministro, uma vez que só comanda uma pequena parte do PMDB, poder este que ainda detém justamente pelo fato de ter o ministério nas mãos. Sem este cargo, perderia influência. Há quem especule o nome de Eunício de Oliveira para o ministério do Planejamento.

Risco

Notícias relacionadas

Mas em uma coisa diversos observadores, tanto da oposição quanto do partido do governo, concordam: para garantir a sustentação política, o governo está correndo um risco muito grande de desorganizar de vez o Estado nomeando pessoas que não têm perfil técnico e nem terão como fazer os ministérios ?andar?. Um exemplo sempre citado está relacionado com o setor de transportes e assistência social, essenciais para que o governo cresça administrativamente. ?Do jeito que a coisa vai, o governo garante a governabilidade. Mas para que, se não consegue fazer nada??.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!