Sindicalista será o secretário executivo do Minicom

José Guimarães Palácio Neto, diretor de assuntos jurídicos do Sinttel-DF (Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações do Distrito Federal) e filiado ao PDT, será o novo secretário executivo do Ministério das Comunicações. Palácio era o primeiro suplente do senador não-reeleito Lauro Campos (PDT/DF) na campanha de 2002. Nesta quinta, dia 2, Miro Teixeira assumiu o cargo de ministro e indicou o sindicalista. Palácio atuou também como diretor da Fittel (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações) durante o período de privatização do Sistema Telebrás. A postura da Fittel era frontalmente contrária à privatização e Palácio era o responsável pela estratégia jurídica da federação nas tentativas de suspensão dos leilões. Existe ainda a possibilidade de o Sinttel-DF indicar a Miro Teixeira o nome do novo secretário de serviços de telecomunicações (cargo a ser criado no Minicom), e o nome mais cotado para a posição é o de Brígido Ramos, que colaborou na equipe de transição do PT.
Também começam as negociações para a indicação de um secretário de radiodifusão. O Fórum para a Democratização das Comunicações deverá sugerir nomes. Mas Miro Teixeira tem deixado claro que não pretende criar polêmica com o setor de radiodifusão (evita comentar sobre possíveis irregularidades no processo de licitação de rádios e TVs e não dá declarações claras sobre ó projeto de Lei de Comunicação Social), o que pode ter implicações na escolha do nome. Nesse sentido, pode ser então que Miro Teixeira, mais uma vez, acate a sugestão da Fittel. A federação dos trabalhadores em telecomunicações recomendou ao novo ministro o acadêmico Marcos Dantas para o cargo.
Fica claro, pelas indicações à secretaria executiva e provavelmente à secretaria de telecomunicações, que existe uma grande chance de Minicom e Anatel enfrentarem situações de atrito, já que a Fittel e o Sinttel sempre se colocaram em uma posição crítica em relação ao trabalho da agência. Some-se a isso as conseqüências de uma política de fortalecimento do Minicom (já prometida por Miro Teixeira) na elaboração de políticas de telecomunicações.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!