As vendas mundiais de handsets ultrapassaram os 167 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, avanço de 26% em relação ao mesmo período do ano passado (132,8 milhões), segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 1º, pelo instituto Gartner. No segundo trimestre deste ano, pesquisa idêntica do Gartner indicou que as vendas mundiais de aparelhos móveis haviam chegado a 156,4 milhões de unidades.
Segundo analistas do Gartner, raramente o terceiro trimestre é forte em vendas e a indústria, de forma geral, esperava que as vendas ficassem estáveis nesse período que antecede o crescimento usual para o Natal. No entanto, com exceção do Japão, todas as regiões do mundo registraram crescimento entre o terceiro trimestre deste ano e o de 2003. O aumento das vendas é creditado à redução de preços dos novos aparelhos, o que facilita a reposição de terminais em mercados maduros como a Europa e EUA. Nos mercados emergentes, Ásia, Europa Central e Oriente Médio continuam a agregar novos usuários.
Market share
Os maiores fabricantes mundiais mantiveram seu market share, com exceção da Motorola e Sony Ericsson que, em relação ao segundo trimestre deste ano, perderam suas posições para as coreanas Samsung e LG, respectivamente. A Nokia fechou o terceiro trimestre com market share de 30,9% e 51,7 milhões de aparelhos vendidos. A empresa perdeu posição em relação a 2003 (34,2%), mas recuperou-se em relação ao segundo trimestre deste ano (29,7%).
As demais empresas, de acordo com a classificação por market share, são a Samsung, com 13,8% de market share e 23 milhões de aparelhos vendidos; Motorola, 13,4% e venda de 22,3 milhões de terminais; Siemens, com 7,6% e 12,7 milhões de celulares vendidos; LG, com 6,7% e 11,1 milhões de aparelhos; Sony Ericsson, com 6,4% e 10,6 milhões de aparelhos. O restante do mercado ? 21,2% e 35,4 milhões de handsets – está dividido entre os demais fornecedores mundiais.