GT VOD recomenda cota de conteúdo e Condecine

Foto: Pixabay

O Ministério da Cultura publicou o Relatório Final do Grupo de Trabalho do VOD (GT VOD) instituído com o objetivo de elaborar recomendações para a regulação do VOD. O GT VoD teve como premissas na elaboração do seu relatório a presença de conteúdo brasileiro nas plataformas, a proteção aos direitos autorais e de propriedade intelectual e as questões regulatórias.

O relatório traz, além de um estudo do cenário do serviço no Brasil e de um levantamento dos modelos de regulação adotados em outros países, uma série de recomendações acerca da regulação do VOD.

Direitos patrimoniais

Notícias relacionadas

O GT VOD recomenda a proteção dos Direitos Autorais Patrimoniais das obras brasileiras independentes no âmbito da regulação do segmento de VOD. Entre os mecanismos regulatórios destacados pelo GT está a necessidade de incorporação, ao projeto de lei, do conceito de obra cinematográfica e videofonográfica de produção independente, que deve estar na base da estipulação dos outros mecanismos e instrumentos regulatórios, como "aquela cuja empresa produtora, detentora majoritária dos direitos patrimoniais sobre a obra, não tenha qualquer associação ou vínculo, direto ou indireto, nem seja coligada a empresas de serviços de radiodifusão de sons e imagens, operadoras de comunicação eletrônica de massa, provedores de vídeo por demanda, plataforma de compartilhamento de conteúdo ou outras constituições de empresas de distribuição de conteúdos audiovisuais e não mantenha vínculo de exclusividade que a impeça de produzir ou comercializar para terceiros os conteúdos audiovisuais por ela produzidos".

Com isso, o GT espera garantir que a obra brasileira independente, assim entendida como aquela cujos direitos patrimoniais são detidos em sua maioria por produtora brasileira independente, constitua o objetivo central das ações de fomento direto e também indireto, bem como das outras medidas regulatórias. "Sem este dispositivo, pode-se frustrar todo o arcabouço regulatório bem como o objetivo de promover e fomentar um ecossistema de produção audiovisual independente, uma vez que a janela de exibição do Video on Demand tende a ser a predominante para as obras audiovisuais".

Cota

A cota de catálogo também é um dos pontos defendidos pelo GT VOD, como instrumento de proteção e de estímulo à participação do conteúdo audiovisual nacional em percentual não inferior a 20% do total de obras do catálogo ofertado pelo provedor, sendo necessariamente 50% deste percentual conteúdo brasileiro independente. O detalhamento desta implementação seria especificado em regulamentação posterior.

Segundo o GT, tal mecanismo é integrante necessário de um arcabouço regulatório efetivo, em linha com experiências internacionais bem sucedidas de regulação do VOD. Assim como aconteceu com a cota de programação na TV por assinatura no passado, o GT propõe uma implementação da cota de forma escalonada, uma vez que o processo que exige recursos econômicos e maturação temporal, em até 10 anos, a partir da entrada em vigor do marco legal, consolide o percentual mínimo de 20% recomendado. Assim, garantimos uma transição suave em que os atores empresariais disporão de tempo suficiente para adaptar seus negócios.

Além da cota, o GT VOD recomenda a previsão de mecanismo de proeminência, com oferecimento de disposição destacada, inclusive na página de abertura, aos conteúdos audiovisuais brasileiros e conteúdos audiovisuais brasileiros independentes. Tal proeminência deve ser observada em todas as classificações de gêneros de obras audiovisuais adotados pelo provedor de VOD.

O GT recomenda prerrogativa de acesso por parte da autoridade regulatória ao algoritmo constante do código fonte que regula o funcionamento do provedor, particularmente como em caso de descumprimento da medida por parte do provedor. Também propõe a inclusão, no dispositivo relacionado à garantia de proeminência, de poderes fiscalizatórios adequados e suficientes por parte da agência responsável pela implementação, a Ancine. Recomenda também que a redação de tal cláusula esteja afastada de formulações genéricas e não vinculantes.

Entre as recomendações também está a previsão da inserção norma preconizando ações afirmativas e promoção da equidade, a serem detalhados por regulamentação posterior, garantindo-se adaptabilidade, flexibilidade e efetiva implementação de tal mecanismo. Tal comando deve assegurar:

  • a acessibilidade dos conteúdos nas plataformas;
  • o investimento e a visibilidade dos conteúdos regionalizados;
  • e a diversidade, mediante indutores de investimento e a visibilidade de conteúdos produzidos por produtoras independentes, entendidas como aquelas cujo quadro societário e equipes criativas seja composto, majoritariamente, por pessoas pertencentes a grupos sociais vulnerabilizados.

O GT recomenda assegurar que não haja qualquer tipo de obstrução, cerceamento ou limitação de conteúdo (ou temática) para a produção a ser desenvolvida como resultado dos instrumentos de indução à política afirmativa, garantindo a efetiva democratização e correção da desproporção identificada no setor audiovisual no que concerne à diversidade de gênero e étnico-racial.

Investimento

O GT VOD recomenda a adoção de alíquota de Condecine "compatível e em consonância com as experiências internacionais, visando assegurar a necessária simetria regulatória e o investimento na cadeia produtiva do audiovisual brasileira, com resultados virtuosos na
geração de emprego, renda e desenvolvimento". Recomenda a aplicação de alíquota progressiva não inferior a 4% para a última faixa de incidência, entendida como a base de cálculo acima de R$ 300 milhões de faturamento anual. "Trata-se de alíquota em linha com experiências internacionais de tributação do setor para custeio ao fomento".

Além do recolhimento da contribuição, o GT VOD recomenda a previsão de obrigação de investimento direto anual na contratação de direitos de exploração comercial, no licenciamento de conteúdos audiovisuais e na produção de conteúdos audiovisuais que constituam espaço qualificado, em valor não inferior a 10% do seu faturamento bruto. Recomenda a previsão de que tais investimentos devem ocorrer em conteúdos brasileiros independentes produzidos por Produtora Brasileira Independente; em produção regionalizada, em produção vocacionada e percentual obrigatório não inferior a 10% deve ser investido diretamente em atividades essenciais para o desenvolvimento do audiovisual no Brasil, entendidas como: atividades de formação, difusão e preservação.

O GT recomenda que todas as plataformas e modelos de negócio de VOD sejam incluídos no escopo da regulação, adequados ao fato gerador da Condecine, incluindo aqueles remunerados por publicidade. "Trata-se de medida imprescindível para resguardar a simetria regulatória, bem como conferir a necessária adaptabilidade ao arcabouço regulatório em ambiente digital que sabemos cambiante".

Transparência

Por fim, o GT recomenda que o marco regulatório assegure mecanismos efetivos e abrangentes de transparência e de obrigatoriedade de apresentação, por parte das plataformas, dos dados primários do segmento de VOD, necessários ao Sistema de Informações e Monitoramento da Indústria Cinematográfica e Videofonográfica, "garantindo a mensuração dos resultados do setor e a atuação governamental lastreada em dados, evidências e métricas do consumo audiovisual e da configuração da indústria no segmento de VOD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!