O lançamento de operadoras móveis virtuais (MVNOs) no Brasil abre uma oportunidade de negócios para os fornecedores de sistemas de TI voltados para telecomunicações. É o caso, por exemplo, das plataformas de billing. Atender a esse mercado será este ano um dos principais focos de atuação da Convergys no País. "É uma grande oportunidade. Já atendemos algumas MVNOs no exterior, como a australiana Crazy John's", informa o country manager da Convergys para América Latina e Ibéria, Felipe Fernandes. O executivo entende que sua plataforma pode interessar também às chamadas MVNEs, empresas que provêem a integração entre uma operadora virtual e a real.
Outra tendência que a Convergys pretende explorar no Brasil em 2011 é a de terceirização da gestão de billing. Hoje a companhia presta esse serviço para a Vivo. "A terceirização melhora a performance da operadora e reduz seus custos com pessoal. A plataforma pode ficar hospedada nos nossos servidores ou dentro da tele, como o cliente preferir", disse Fernandes.
A Convergys não divulga a sua receita. Fernandes informa apenas que a América Latina representa cerca de 10% do faturamento total da companhia e sua meta é aumentar a receita na região em 15% este ano.
Serviços móveis