OUTROS DESTAQUES
MWC 2018 - Espectro
Faixas de 3,5GHz e 26-28GHz predominam nos testes 5G
terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018 , 10h51

A definição das frequências que serão ocupadas para o desenvolvimento do 5G é, hoje, uma das principais preocupações manifestadas pelas operadoras durante o Mobile World Congress 2018, que acontece esta semana em Barcelona. Um estudo da GSMA Intelligence mostra que existe, no momento, uma grande dispersão de faixas sendo testadas, o que indica que haverá um trabalho complexo de engenharia de espectro para harmonizar o funcionamento do 5G em todo o mundo. Segundo a GSMA 11% dos testes atuais estão sendo conduzidos em faixas sub-3GHz, 23% na chamada banda C (entre 3 GHz e 6 GHz), 30% dos testes estão em faixas entre 6 GHz e 30 GHz e 28% dos testes não revelaram as frequências em que atuam ou atuam em diversas faixas. Segundo o estudo, as faixas que parecem se consolidar nos testes são a de 3,5 GHz (16% dos testes e as faixas entre 26 e 28 GHz (19% dos testes). Existem, segundo o estudo, 77 operadoras em testes com redes de 5G em 49 países, e 45 operadoras de 19 países já anunciaram planos de lançamento da nova tecnologia.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top