SCD poderá substituir provedor

O Serviço de Comunicação Digital (SCD) pode acabar com os provedores de internet, ou pelo menos diminuir a atuação deles em localidades pequenas. De acordo com o superintendente de universalização da Anatel, Edmundo Matarazzo, em localidades onde não houver um provedor, o concessionário de SCD funcionará como tal, autenticando o usuário que quiser utilizar a web. Ao mesmo tempo, os provedores que desejarem, serão usuários do SCD e de sua infra-estrutura, mas receberão tratamento igual a qualquer outro cidadão, inclusive com as mesmas tarifas. ?É a única maneira de incluir digitalmente os cidadãos que estão em pequenas cidades. Com o novo serviço eles não pagarão mais tarifa de longa distância, tampouco precisarão de provedor?, disse Matarazzo, que participou da quarta audiência pública sobre o regulamento do SCD, realizada pela Anatel em São Paulo nesta sexta, 30.
O superintendente explicou que a intenção da Anatel não é regulamentar um serviço adicionado ou interferir no trabalho dos provedores, porém ele acredita que, para se adaptar a nova situação de concorrência, os pequenos provedores terão que focar seus esforços em conteúdo, principalmente local, e serviços especiais para seus clientes.
Essa determinação gerou uma série de manifestações por parte de associações e provedores durante a audiência. ?O problema é que as coisas não estão muito claras, não sabemos ao certo se teremos novos competidores ou parceiros para inclusão digital?, disse um representante da Abranet, que não se identificou. A audiência pública para discussão do SCD em São Paulo contou com a presença de representantes de diversas operadoras de diferentes segmentos, além de associações e organizações não-governamentais.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!