A General Motors anunciou nesta terça, 28, a conclusão da migração de toda a rede de telecomunicação de voz da empresa para uma rede de telefonia IP, convergindo voz e dados na mesma estrutura. O projeto, batizado de Brazil Voice Network Services, foi iniciado em junho do ano passado e compreendeu três fases: a instalação da rede nos small sites – escritórios regionais; nos medium sites – cidades como Gravataí (RS), Sorocaba, Mogi Cruzes e Indaiatuba (SP); e finalmente nas fábricas de São Caetano do Sul (ABC paulista) e São José dos Campos (SP).
O gerente de projetos da GM, Marcos Golfetto, disse que a montadora não precisou fazer qualquer investimento, pois o projeto foi terceirizado para a Siemens, que se responsabilizou pela implantação, operação, gerenciamento dos ramais IP e interligação dos sistemas de comunicação de voz. O contrato de full outsourcing entre as duas empresas é de 48 meses e baseado em nível de qualidade (SLA).
Golfetto disse que já se começa a observar ganhos de custo. A expectativa inicial era de que fossem derivadas 40% de ligações via VoIP entre as unidades da empresa, mas já se atingiu 55,68%. Além disto, em março último foram registradas 58 horas de audioconferência via intranet; em maio o número saltou para 628 horas. No mesmo período, o número de reuniões passou de 223 via comunicação por rede pública para 794 por internet/intranet, e o número de participantes de 403 para 2.457. Antes, era usado recurso externo, nos Estados Unidos, com tarifação pelo tempo de comunicação e número de usuários mais o custo de DDI. Agora, o custo da comunicação entre as unidades é zero.
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