A operadora japonesa NTT Docomo anunciou nesta terça-feira, 27, a conclusão com sucesso de testes de prova de conceito de uso de virtualização de funções de rede (NFV, na sigla em inglês). A ideia é de virtualizar o evolved packet core (EPC), o core de rede LTE, e rodar serviços comerciais a partir do final de março de 2016.
A tele está trabalhando desde novembro de 2013 separadamente com três fornecedores, Alcatel-Lucent, Cisco e NEC. A tecnologia traz flexibilidade e dinamismo para a infraestrutura, como melhoria da conectividade em tráfego intenso de dados, sustentabilidade operacional em caso de falha da rede e disponibilidade para entrega de serviço imediata com alta efetividade de custo. A Alcatel-Lucent fornece a plataforma CloudBand NFV e o evolved packet core virtualizado (vEPC). A Cisco e a NEC não informaram quais produtos foram utilizados nos testes, mas garantiram estar colaborando com o desenvolvimento da arquitetura virtualizada.
Por sua vez, a NTT Docomo diz estar "profundamente comprometida" com padronização de redes ao incorporar as tecnologias de virtualização e promete colaborar com fornecedores para facilitar a aceleração de implantação de NFV em redes móveis.