Prefixo 0303 para telemarketing ameaça empregos no setor, diz Feninfra

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As novas regras da Anatel para chamadas de telemarketing ativo, que obrigam identificação com o prefixo 0303, trazem riscos para as empresas do setor e pode afetar negativamente os próprios clientes. A avaliação é da presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), Vivien Mello Suruagy.

"A Anatel tem um objetivo correto, já que pretende disciplinar o serviço, mas pode gerar uma séria crise nas empresas do setor, caso o trabalho dos atendentes de telemarketing se torne inviável com a recusa dos clientes em atender as chamadas. Em contrapartida, há o risco de chamadas importantes serem rejeitadas previamente, sem levar em conta a importância do teor, gerando um prejuízo imenso aos próprios usuários", explica Vivien Suruagy.

A presidente da Feninfra alega que há casos em que a ligação da empresa pode ser de interesse do cliente – por exemplo, uma proposta de renegociação financeira – e a oportunidade ser desperdiçada por causa de uma ligação recusada; "O que não pode acontecer é uma ação indiscriminada, em que o grande prejudicado será o consumidor", alerta ela.

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Efeitos financeiros

Há grande preocupação com os efeitos financeiros e concorrenciais que tal medida causa em outros setores, que não são diretamente regulados pela agência. "Uma pequena empresa que coloca seus funcionários para venderem seus produtos somente na sexta, será obrigada a usar o 0303 todos os dias, prejudicando seus negócios? E se não o fizer, o proprietário será preso?", questiona.

Suruagy lembra que as empresas de telemarketing são grandes empregadoras de mão-de-obra e uma crise no setor poderia causar a demissão de muitos funcionários. "O Brasil precisa gerar empregos, sobretudo em setores que usam mão-de-obra intensiva. É preciso encontrar soluções que não piorem a questão do desemprego no País", destaca a presidente da Feninfra.

A regra

A nova regra começou a valer no dia 10 de março, com a identificação do número 0303 para as ligações de telemarketing com as chamadas ativas de telemarketing para celular. Para as ligações feitas a partir de linhas fixas, a nova determinação começa a valer apenas a partir de junho.

A representante da entidade lembra ainda que existem propostas que visam estabelecer regras semelhantes para outras modalidades de relacionamento das empresas com seus clientes, com a adoção de novos prefixos. "As consequências poderiam ser dramáticas", adianta Vivien Suruagy.

4 COMENTÁRIOS

  1. Embora essa obrigatoriedade tenha iniciado em 17/03, até agora, nenhum atendimento de telemarketing que recebi incluiu esse prefixo. Continuam ligando a partir de qualquer número telefônico (fixo ou celular de qualquer DDD do nosso país) e, quando não desligam na minha cara, repassam as informações que necessito, ou oferecem o que nem estou interessado.
    Já bloqueei muitos números telefônicos porque, logo que atendo a ligação, "desligam" na minha cara, fazendo-me perder o meu precioso tempo por acreditar que receberei alguma boa proposta para resolver alguma situação necessária.

  2. Como uma entidade pode se basear numa perturbacao do cidadao para manter empregos? Nao podemos escolher que ligacoes atender?

  3. A culpa é exclusiva das empresas de telemarketing, que insistiram com sua chatice. Se não fossem tão insuportáveis, essa medida não seria necessária.

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