A quem os consumidores são mais leais: a marcas de telefones celulares ou àquelas de operadoras móveis? Por muito tempo, a preferência do usuário no mercado de telefonia móvel esteve dividida entre esses dois pólos. Agora, uma pesquisa feita no Reino Unido, um dos mercados mais competitivos do mundo, revelou a ascensão de um terceiro grupo: os provedores de aplicativos e sistemas operacionais. Segundo um estudo realizado pela TNS e divulgado pelo site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), 25% dos britânicos dizem ser leais, em primeiro lugar, a marcas de softwares, quando o assunto é telefonia celular. Eles se referem a empresas como Google, Facebook, Twitter, Microsoft etc. Ou seja: para esse grupo de consumidores, mais importante que a marca do aparelho ou a operadora que provê a rede, é saber se o telefone consegue acessar determinados aplicativos.
O percentual de consumidores que afirmou ser leal primeiramente à marca de sua operadora foi também de quase 25%. Os fabricantes de handsets, contudo, mantiveram a liderança, com 51% da preferência. Rethink Wireless pondera que os resultados seriam bem diferentes se a pesquisa fosse feita em mercados onde as operadoras têm uma atuação mais forte, como nos EUA e na Ásia.
A pesquisa revelou que o visual e a sensação ao segurar o aparelho continuam sendo o principal fator de decisão dos consumidores ingleses ao comprar um novo telefone, responderam 29% dos entrevistados. Mas aplicativos e conteúdo móvel aparecem em segundo lugar, com 13%. E quando analisados apenas os usuários mais jovens, entre 16 e 30 anos, aplicativos e conteúdo sobem para o primeiro lugar, com 37%. Segundo a pesquisa, 19% dos usuários ingleses realizam regularmente downloads de aplicativos móveis.
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