CPqD envia chip com tecnologia nacional para fabricação em Taiwan

O CPqD comunicou nesta terça, 23, que enviou para fabricação um protótipo de chip de 40 nanômetros totalmente desenvolvido no Brasil para sistemas óticos. O componente sairá dos laboratórios da instituição em Campinas para a fabricação em Taiwan de uma versão para testes. Segundo o centro, o desenvolvimento nacional do chip é importante porque a indústria brasileira de comunicações óticas de alta velocidade hoje depende de componentes importados e que são produzidos por poucos fornecedores no mundo. A ideia é também inserir o País no cenário da microeletrônica de alta complexidade com design de sistemas no chip (SoC).

Notícias relacionadas
O chip teste será produzido pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) e estará disponível no início de 2015 para utilização em provas de conceito, resultando então em uma versão final do processador. O novo chip deverá estar pronto para comercialização no início de 2016, segundo o CPqD.

A fabricação do protótipo é a primeira de um projeto iniciado no ano passado e que conta com apoio financeiro do BNDES e parceria da Padtec, que atua como interveniente industrial. Esse projeto tem três anos de duração e visa desenvolver um processador de rede de transporte ótico (OTN) com a tecnologia de 40 nanômetros. A entidade trabalha ainda no desenvolvimento de um processador de sinais digitais (DSP) para módulos transceptores óticos com tecnologia de 16 nanômetros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!