Antes restrita a serviços de trunking com a tecnologia iDEN (mesma da Nextel no Brasil), a colombiana Avantel agora está apostando no 4G e anunciou nesta segunda-feira, 20, que escolheu a Nokia Solutions and Networks (NSN) como fornecedora de infraestrutura LTE. A empresa finlandesa firmou um acordo de "construção-operação-transferência" e fornecerá solução de rádio e de core de rede, além de construir e operar serviços na capital Bogotá.
No acordo, a NSN instalará a rede LTE com soluções como a estação radiobase Flexi Multiradio 10 e o Evolved Packet Core (EPC). O gerenciamento de dados de assinantes (SDM), com uma base de dados centralizada; e a solução Mobile Voice Core, com recursos de chamadas de voz com fallback baseado na arquitetura Advanced Telecommunications Computing Architeture (ATCA), também serão fornecidos pela empresa.
Em uma segunda-fase, a Avantel pretende incorporar a solução de arquitetura IP Multimedia System (IMS) para fornecer voz sobre LTE (VoLTE). A NSN ainda instalará sistema de gerenciamento NetAct para configuração, monitoramento e otimização de rede consolidados, e terá o programa Performance Manager para observar o desempenho da rede. O OSS será gerenciado pela NSN e serviços de manutenção, incluindo hardware, software e desenvolvimento de competências, também estarão à disposição da operadora colombiana.