Consenso entre Anatel e Telefônica pode ser votado nesta sexta, 21

O conselho diretor da Anatel está próximo de aprovar o acordo com a Telefônica para a migração do modelo de concessão para autorização, mas ainda há arestas a serem aparadas, apurou este noticiário. Não há ainda consenso no conselho diretor sobre o enceramento de todos os processos entre Anatel e Telefônica, e também algumas divergências sobre as localidades que seriam impostas como contrapartidas de investimentos da Vivo. Assim que estes pontos forem pacificados pelo relator, conselheiro Artur Coimbra, a expectativa é que o tema entre em circuito deliberativo ainda nesta sexta, 21.

A aprovação do conselho da Anatel, assim como a aprovação pela administração da Vivo, fazem parte dos trâmites necessários para que a pactuação por consenso possa ser encerrada junto ao TCU. Após o sinal verde das instâncias deliberativas das partes envolvidas na pactuação, haverá a análise do Ministério Público junto ao TCU e a designação de um relator para o plenário da Corte de Contas, que tem regimentalmente 30 dias para apresentar seu relatório.

O acordo com a Telefônica é significativamente mais simples do que foi o da Oi. Isso porque, obviamente, a empresa não está em processo de recuperação judicial nem está com a operação ameaçada pela situação econômico-financeira. Além disso, a Telefônica pactuou com a Anatel e com comissão de consenso junto ao TCU, o encerramento da arbitragem contra a agência.

Notícias relacionadas

A operadora de telecomunicações assumiu o compromissos de R$ 4,5 bilhões em contrapartidas e investimentos. Metade será em compromissos de ampliação de backhaul e outra metade em novos compromissos de cobertura com redes móveis. Além disso, a empresa (a exemplo do que aconteceu no acordo com a Oi) se compromete a manter a prestação de serviços essenciais de telefonia fixa onde não houver outra alternativa até 2028.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!