Apesar do tema do último painel do primeiro dia do Web Expo Forum ser "A internet fora do browser", os debatedores não perderam a oportunidade de exaltar o crescimento da força do marketing móvel (nos celulares e demais dispositivos móveis) em relação ao potencial das mídias tradicionais.
Segundo Leo Xavier, CEO da Pontomobi, o centímetro quadrado mais valioso da publicidade é o do celular. "É mais valioso que qualquer página de revista ou de jornal, pois nenhuma mídia cresce tanto e tem tanta penetração quanto a móvel", explica.
Por esse motivo, Fernando Tassinari, general manager da Razorfish no Brasil, defende que as verbas publicitárias das empresas deveriam ser coerentes com a evolução da indústria móvel. "Não é justo 70% da verba de marketing ser direcionada à TV e menos de 1% para o mobile", argumenta. "Tenho certeza de que nesta plateia vocês assistem mais programas de TV na Internet do que na própria mídia televisiva", acrescentou.
Para ratificar a força das mídias móveis, o vice-presidente da Mowa, Guilherme Santa Rosa, comparou-a com a telefonia fixa. "Em 100 anos, a telefonia fixa alcançou 1 bilhão de aparelhos no mundo. A telefonia móvel atingiu 5 bilhões de terminais em 20 anos", diz. "Os smartphones já vendem mais que PCs no Brasil e até 2014 teremos cerca de 50 milhões desses aparelhos, 2,5 bilhões no mundo", finalizou.