Embratel lança solução de interconexão entre data centers

Edge computing

A Embratel (empresa da Claro para o segmento corporativo) está lançando uma solução de conectividade dedicada (o Datacenter Interconnect, ou DCI) que interliga dois ou mais data centers e nuvens públicas

O DCI é fornecido através de uma infraestrutura que já está instalada em parte dos data centers da Embratel e de empresas como Ascenty, Cirion, Equinix e Takoda. Para migrações de cargas de trabalho entre data centers e nuvens, o serviço já está em funcionamento com Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud. A previsão é que, em breve, haja a extensão para outros fornecedores.

Com a solução, a expectativa é que empresas possam migrar dados e cargas de trabalhos "de forma simplificada, personalizada e sob demanda", utilizando um portal de gestão automatizado. Ela é indicada para setores como financeiro, indústria, serviços e varejo, afirma a Embratel.

Notícias relacionadas

De acordo com o Diretor-Executivo de Marketing e Negócios da unidade, Marcello Miguel, "com o DCI, a Embratel está oferecendo uma conexão ágil, segura e individualizada". "Estamos muito felizes com a concepção dessa solução tão importante para fomentar a inovação nos negócios".

Detalhes

O DCI chega com a percepção da companhia de uma crescente busca por serviços de Data Center para atender necessidades diversas e por conta dos desafios enfrentados pelas empresas que optam por contratar mais de um fornecedor na hora de interconectar suas aplicações e infraestruturas.

Por essa razão, o DCI  possui estrutura sustentada pelo Backbone Fotônico da Embratel, com uma plataforma de Rede Definida por Software (SDN), para proporcionar banda sob demanda (BoD). A partir dessas tecnologias, a Embratel busca alta capacidade, garantia de banda e baixa latência na migração de dados e cargas de trabalho.

O DCI da Embratel promete realizar a transferência de dados sensíveis com segurança, já que a rede é totalmente dedicada para cada companhia. Assim, as empresas conseguem assegurar a conformidade com regulamentações de privacidade. 

Já meio de um portal, as empresas conseguem realizar os provisionamentos de forma personalizada, escolhendo o Data Center ou a Nuvem onde cada uma de suas aplicações vai operar e a velocidade do circuito de transmissão, além de escalonar a banda de acordo com suas necessidades. A partir dessas configurações feitas no portal, a atualização da rede ocorre de modo instantâneo.

Setores como varejo e e-commerce, que costumam ter sazonalidade nas ofertas de produtos em períodos estratégicos, como a Black Friday, por exemplo, podem escolher o momento para expandir a banda quando há um aumento de vendas e de acessos em sites e aplicativos, distribuindo as cargas de trabalho entre um ou mais data centers e nuvens, afirma a Embratel.

Dessa forma, as organizações evitam a sobrecarga de suas plataformas. Outro benefício da solução é que o pagamento é feito de acordo com o tamanho da utilização da banda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!