TIM Brasil deve investir ? 1,6 bilhão nos próximos três anos

O grupo TIM divulgou nesta terça-feira, 12, que os investimentos (Capex) para a TIM Brasil devem chegar a ? 1,6 bilhão entre este ano e 2007. No grupo TIM, o Capex total estimado para o período é de ? 5,6 bilhões. A previsão para o grupo TIM, que inclui a TIM Brasil, é de um crescimento de receita entre 6% e 7% e elevação da margem Ebitda entre 9% e 10%, também para o período dos próximos três anos. As informações foram divulgadas pelo CEO da TIM, Marco De Benedetti, durante o Encontro com a Comunidade Financeira 2005, em Milão, na Itália.

Cenário

De acordo com o cenário traçado por De Benedetti para o triênio 2005/2007, provavelmente o modelo de bill and keep integral (que estabelece o pagamento pela remuneração de redes entre operadoras quando o tráfego exceder 55% do ocorrido na mesma área de registro), previsto para começar a funcionar a partir de julho deste ano, não será implantado. Em seu lugar deve prevalecer o modelo corrente (bill & keep parcial) até que seja introduzido o modelo de custos, em 2007. Quanto à VU-M (tarifa de interconexão), De Benedetti acredita que haverá um aumento anual da VU-M até 2008, quando o modelo de cobrança por custos será implantado pela Anatel.

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Na avaliação de novas licenças, o CEO da TIM acredita que as licenças de 2G (reedição do leilão da licença de GSM para São Paulo) e 3G serão leiloadas no segundo semestre deste ano.
Com base nesse cenário, a TIM Brasil projeta um total de 69 milhões de linhas para o ano que vem (com 37%-38% de penetração) e 95 milhões de linhas para 2007 (49% de penetração). Para este ano, a TIM não fez projeções. Na penetração por classes, atualmente, o telefone móvel chega a 76% na classe A; 65% na B; 48% na C; e 34% nas classes D e E.

Rentabilidade

A TIM Brasil diminuiu a distância para o segundo player do mercado, a Claro , e chegou ao ano passado com uma diferença de apenas 0,1% em relação ao número de linhas (2,6% em 2003). Quanto à margem Ebitda, a TIM Brasil obteve, no ano passado, margem de 10% (crescimento de dez pontos percentuais sobre o ano anterior). Na comparação, a Vivo, líder de mercado, teve margem de 33% (menos quatro pontos percentuais em relação a 2003), enquanto a Claro registrou a menor margem – 0,3% – com queda de 20 pontos percentuais em relação a 2003.
O Arpu da TIM foi de R$ 39,7 no primeiro trimestre de 2004 e de R$ 37,7 no último trimestre. Na média, os concorrentes tiveram Arpu de R$ 31,8 e de R$ 29,4, respectivamente.

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