As ações emergenciais

Alguns procedimentos serão preventivos, como a elaboração de cópias de segurança dos sistemas (backup) e o congelamento da introdução de qualquer mudança no funcionamento do sistema algum tempo antes da data fatal, como por exemplo a entrada em operação de novas estações, novos softwares ou novos procedimentos. Os outros procedimentos são emergenciais, a serem tomados no momento da pane, caso ocorra. Estão previstos como procedimentos emergenciais: 1) Previsão extra de insumos básicos como combustível, água, transporte; 2) Um calendário alternativo – promove-se a volta da data para um dia qualquer de 1999 e busca-se resolver o problema encontrado. Esta alternativa já foi já foi realizada com sucesso nos testes; 3) Retenção de tráfego, circunscrevendo a área com problema e evitando uma queda em cadeia de todo o sistema. Esta providência foi tomada especificamente pela TCS nos dias seguintes à troca do sistema de DDD. A área afetada terá dificuldades para completar suas ligações, mas o sistema nacional continuará a funcionar; 4) Definição de rotas alternativas para todos os centros de operação das empresas, invertendo o fluxo de informação. Esta providência será necessária caso uma rota apresente problema; 5) Previsão de atendimento independente nos postos de call centers com instalação de computador isolado sobressalente em cada um deles. Previsão de geradores elétricos e baterias nos principais pontos da rede.

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