A Samsung foi a fabricante que mais ganhou participação no mercado brasileiro de handsets no ano passado. A empresa, que até então ocupava o quarto lugar em volume de vendas, conquistou a segunda posição em novembro passado e a manteve em dezembro. A Samsung ultrapassou a Motorola e a LG, ficando atrás apenas da Nokia. As informações provêm de pesquisa contratada pela própria fabricante. Em 2010, a meta é alcançar a liderança no mercado nacional, afirma o vice-presidente de telecomunicações da Samsung no Brasil, Silvio Stagni.
Segundo fontes diversas, a explicação para o crescimento da Samsung seria uma política agressiva de preços. Stagni discorda, informando que em faturamento a empresa ficou em primeiro lugar ao fim do ano, pois o preço médio de seus aparelhos estava acima daquele verificado nas vendas da Nokia e da LG. Uma possível explicação para o desempenho da empresa pode estar no sucesso de seu celular low end, o E1085. "Modelos de até R$ 199 representam 58% das vendas no Brasil. Para brigar pela liderança aqui é preciso atuar nesse segmento", explica Stagni.
A conquista do segundo lugar no Brasil era uma obsessão da matriz da Samsung. A companhia já estava em segundo lugar no mundo há um ano e não aceitava a condição de estar na quarta posição no Brasil, mercado emergente e considerado estratégico para qualquer grande fabricante.
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