A Hughes está convencida de que há mercado na América Latina para serviços de acesso à internet em banda Ka. A empresa está neste momento analisando possíveis parcerias com o objetivo de explorar esse mercado no futuro. "Estamos mapeando possíveis parceiros. É uma fase de brainstorm", explica o diretor de marketing da Hughes no Brasil, Rafael Guimarães.
A empresa tem experiência em banda Ka nos EUA. Lá, a Hughes opera o satélite, fabrica os equipamentos e vende o serviço para o consumidor final. Em 2008, ela lançou o Spaceway, seu primeiro satélite em banda Ka, com 10 Gbps de capacidade. Recentemente, encomendou a construção do Júpiter, satélite de banda Ka com 100 Gbps que cobrirá aos EUA e o Canadá, com lançamento marcado para 2012. O Júpiter faz parte de uma nova geração de satélites, batizada de HTS (High Throughput Satellite). A Hughes tem hoje mais de 550 mil assinantes de banda larga satelital nos EUA. "A maior parte desses clientes estão nos subúrbios e em outras áreas urbanas mal servidas por tecnologias terrestres de acesso à internet", relata Guimarães. Dentro do plano nacional de banda larga norte-americano, a empresa receberá do governo cerca de US$ 60 milhões para subsidiar terminais de acesso à internet via satélite para 260 mil usuários.
Na América Latina, a Hughes não necessariamente repetirá o mesmo modelo de atuação que tem nos EUA, onde opera o satélite e vende o serviço para o consumidor final. Aqui, a empresa atua com foco no mercado corporativo. Embora não esteja descartada a possibilidade de ter um satélite próprio na região, o mais provável é que a Hughes forme parcerias para a oferta de banda Ka, podendo se limitar ao fornecimento de tecnologia.
Congresso
O uso de High Throughput Satellites em banda Ka para universalização de banda larga será tema de uma palestra ministrada por Dave Rehbehn, diretor sênior da Hughes, durante o Congresso Latino-Americano de Satélites. O evento, organizado pela Converge Comunicações, será realizado nos dias 30 de setembro e 1o de outubro, no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse www.teletime.com.br/eventos