PROGRAMAÇÃO

20 de fevereiro

Brasília/DF – Auditório da Finatec/UnB

Dia 20/02/2018 – Terça-feira

09:00 - 09:15 | Abertura

 

09:15 - 10:30 - Painel 1 - Uma agenda possível para o ano de 2018: Políticas e regulamentação

O ano de 2018 deveria ser um ano especial, com os 20 anos da privatização das telecomunicações, o início de um novo ciclo com um modelo legal e regulatório ajustado e os reguladores focados em encontrar soluções para os desafios regulatórios do ambiente digital. Mas a realidade político-econômica se impôs em 2017 e em 2018 os debates ainda seguem centrados nas mesmas questões imediatas e na busca, ainda longe de uma conclusão, de um modelo transformado e ajustado. Onde estão as amarras? Por que é tão difícil dar início a uma nova fase das políticas e das ações regulatórias? Nesta sessão, os formuladores de políticas e os reguladores apresentam a perspectiva de agenda de trabalho para o ano de 2018, os itens prioritários e debatem com representantes setoriais e da academia os caminhos possíveis.

10:30 - 11:00 - Intervalo

 

11:00 - 12:30 | Painel 2 - O que esperar do cenário eleitoral e os impactos setoriais

Em um ano de eleições majoritárias e no contexto da mais complexa crise política das últimas décadas, as variáveis estão muito mais complexas e os resultados, imprevisíveis. Ao mesmo tempo, o setor de comunicações se vê diante do desafio de encontrar um espaço na pauta política para suas questões mais críticas. É possível esperar um novo entendimento dos atores políticos aos cargos majoritários e legislativos para a agenda setorial? Como as telecomunicações, a mídia e a Internet serão tratadas em um novo governo?

12:30 - 14:00 | Almoço

 

14:00 - 15:30 | Painel 3 - O papel do Legislativo nas comunicações

As políticas setoriais para as telecomunicações, Internet e mesmo para a radiodifusão são cada vez mais pautadas pela agenda Legislativa, com milhares de projetos de lei em debate, atuações de diferentes grupos de pressão, interesses conflitantes e uma demanda cada vez mais crescente por respostas dos atores e empresas que atuam no mercado. Por que a relação com o Congresso é tão desafiadora? O que se pode esperar da agenda do Legislativo?

15:30 - 16:00 | Intervalo

 

16:00 - 17:30 | Painel 4 - Respostas globais aos desafios digitais

Quais são os temas mais desafiadores para reguladores e formuladores de políticas no setor de telecomunicações, mídia e Internet? Quais as soluções regulatórias que estão sendo dados a aspectos como a competição entre atores do mundo da Internet e das plataformas tradicionais, privacidade e proteção de dados, estímulo a investimentos e universalização da banda larga? Nesta sessão, alguns caminhos e ideias locais aos problemas globais enfrentados em diferentes países.