Teles e empresas de mídia se aproximam, mas por caminhos diferentes

Um dos temas mais discutidos no segundo dia do Mobile World Congress (MWC2017), que acontece esta semana em Barcelona, foi a aproximação entre empresas de mídia e as empresas de telecomunicações. O caso mais emblemático é o da AT&T e da Time Warner, mas outros gigantes dos dois setores mostram que esta tendência, ainda que cada vez mais forte, deve se desenvolver de diferentes maneiras. A Liberty Global é a maior operadora de cabo da Europa. Segundo Mike Fries, CEO da empresa, ao contrário da AT&T que buscou, com a Time Warner, ter acesso exclusivo a conteúdos premium, a empresa entende que pode fazer acordos pontuais, por direitos esportivos, por exemplo. "A compra da Time Warner pela  AT&T é para assegurar conteúdo. Não sei se precisa ter o conteúdo nessa maneira na Europa, mas precisamos ter conteúdos esportivos exclusivos e acordos nesse sentido podem ser distribuídos. Não precisa ser um estúdio de Hollywood, mas é bastante provável que cada vez mais vejamos nossa empresa se focando em conteúdos para nos diferenciar", disse.

O presidente do grupo de mídia Vivendi também defende a aproximação entre empresas de mídia e telecomunicações, mas de maneira horizontal, ainda que a própria Vivendi seja acionista da Telecom Italia e já tenha feito outros investimentos em telecomunicações no mundo.  Arnaude  Puyfontaine, CEO da empresa, diz que h;a 20 anos a Vivendi busca esta aproximação com as empresas de telecomunicações, especialmente do segmento móvel.

Ele disse que Amos Genish, ex-presidente da Telefînica no Brasil, é o responsável por estes movimentos de integração horizontal, e que a Vivendi tem como estratégia produzir conteúdos de alta qualidade e exclusivos para as plataformas móveis. "Conteúdo de qualidade é algo raro. Conteúdos velhos não fazem nenhuma diferença disse ele.

Notícias relacionadas

John Martin, CEO da Turner, lembra que a indústria de conteúdo e de telecomunicações perceberam, com o Netflix, que é preciso oferecer aos consumidores uma boa experiência em qualquer plataforma. "Vamos trabalhar muito próximos da AT&T quando o deal for aprovado. A base deles abre inúmeras possibilidades", disse o executivo. A Turner pertence ao grupo Time Warner e é a responsável por canais como Cartoon, CNN e TNT. Segundo Marin, muita coisa está mudando na cultura da empresa, e em muitos casos as plataformas móveis já são prioridade, "inclusive para esportes".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!