Telco confirma dissolução e reporta perdas de 830 milhões de euros com Telecom Italia

Em comunicado enviado à Bolsa de Milão na quinta-feira, 26, a Telco, maior acionista da Telecom Italia com 22,4% das ações ordinárias, confirmou sua dissolução, uma vez que os sócios italianos da Telefónica na empresa (Assicurazioni Generali, Mediobanca e Intesa Sanpaulo) formalizaram no dia 16 o exercício de saída da sociedade na primeira janela permitida pelo acordo de acionistas assinado em setembro.

De acordo com o comunicado da Telco, o plano de dissolução será submetido à aprovação dos acionistas em reunião no próximo dia 9 de julho. A dissolução da sociedade ocorrerá assim que as autoridades regulatórias a aprovarem, e isso inclui não apenas as autoridades italianas, mas também o órgão de defesa da concorrência brasileiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com a dissolução, a Generali passará a deter diretamente 4,32% das ações ordinárias da Telecom Italia e Intesa Sanpaulo e Mediobanca, 1,64% cada. A Telefónica, por sua vez, passará a ter 14,77% das ações de controle da Telecom Italia, o que a tornará a maior acionista individual da holding que no Brasil controla a TIM. Vale lembrar que o Cade vetou qualquer aumento de influência da Telefónica na Telecom Italia e ainda determinou que o grupo espanhol ponha um fim à participação cruzada que detém no mercado brasileiro, onde controla a Vivo e participa, indiretamente, da TIM.

Notícias relacionadas

Perdas

A reunião da Telco aprovou ainda os resultados do exercício fiscal do ano encerrado em 30 de abril com perdas de 952,5 milhões de euros, a maior parte disso devido a um writedown da sua participação na Telecom Italia. A Telco informou a absorção 830,5 milhões de euros em perdas com a desvalorização dos papéis da operadora italiana.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!